UNIFAL-MG encerra campanha pelo fim da violência contra mulheres com reunião sobre assédio sexual na Universidade

Para concluir a programação da campanha “UNIFAL-MG pelo fim da violência contra a mulher”, o Núcleo de Atenção à Mulher, ligado ao departamento de Direitos Humanos, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), promoveu uma reunião sobre “Assédio sexual na Universidade”, transmitida por webconferência ao público. O encontro, que ocorreu na tarde do dia 11/12, contou com a presença de diretores e coordenadores da Instituição, bem como do reitor Sandro Amadeu Cerveira, da procuradora jurídica Soraya Coelho Leite e da psicóloga da Prace, Crislaine Luisa Araújo.

“O tema sobre a desigualdade de gênero e seus efeitos precisa ser reconhecido e debatido no espaço universitário, uma vez que este também é passível de questões envolvendo o assédio e a violência física, sexual e moral contra as mulheres”, explicou a professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Marta Rovai, também coordenadora do Núcleo de Atenção à Mulher. “Por isso, é preciso que os agentes da Universidade sejam preparados; é preciso que debatam e se posicionem para enfrentar qualquer tipo de violência entre seus alunos e alunas, entre professores e alunas e entre professores e professoras, quando são afetados por esse problema cultural, social e político”, continuou a docente.

De acordo com a Profa. Marta Rovai, o evento foi apenas o início de um longo trabalho a ser desenvolvido no próximo ano, de forma a combater os altos índices de violência de gênero e de feminicídio no país e, inclusive, no Sul de Minas Gerais, região na qual cerca de 10 mil mulheres sofrem com a violência.

Sobre a campanha

Entre os dias 25/11 e 10/12, servidores da Universidade, em conjunto a mulheres ligadas aos movimentos sociais, aos coletivos feministas e às instituições de combate à violência contra a mulher, possibilitaram as ações da campanha “UNIFAL-MG pelo fim da violência contra a mulher”. Durante as semanas de atrações, foram realizadas mesas-redondas, exposições, rodas de conversa, exposição de filmes, oficinas e apresentações musicais com os mais diferentes temas, como assédio, violência moral e sexual, maternidade, mulheres negras e LGBT, Lei Maria da Penha, mercado de trabalho, masculinidade tóxica e masculinidade consciente.

As atrações, que ocorreram em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, integraram os “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, uma mobilização global apoiada pela campanha do secretário-geral da ONU, “Una-se pelo fim da violência contra as mulheres”.

Fotos: Dicom/UNIFAL-MG

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG