Reitor da UNIFAL-MG explica situação orçamentária da Universidade no início deste ano, após o corte de gastos de 2019

A repercussão do contingenciamento de gastos nas universidades federais brasileiras, efetuado pelo Ministério da Educação (MEC), foi tema de reportagem publicada pelo jornal EPTV, no dia 09/02. Na matéria, destaca-se a precaução que as instituições de ensino superior do sul de Minas Gerais têm no início deste ano, inclusive a UNIFAL-MG, que começa 2020 com um orçamento um pouco menor quando comparado ao ano de 2019.

Na Instituição, o valor de mais de R$ 242 milhões caiu para pouco mais de R$ 241 milhões. “Já perdemos aproximadamente R$ 1 milhão para 2020. Então, estamos fazendo ajustes. Na prática, já é menor porque temos a inflação, o uso de materiais, e a própria mão de obra teve ajustes”, explica o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

Mesmo com a liberação de capital em outubro, a matéria enfatiza que a Universidade precisou, em função dos cortes, demitir quase 100 funcionários terceirizados, além de diminuir as bolsas de programas e projetos. “Para 2020, temos alguns problemas para normalizar isso. Vai recontratar essas quase 100 pessoas que foram demitidas? Na verdade, não. A princípio, não vamos demitir mais ninguém. A gente vai ter que remanejar internamente e escolher onde fazer cortes. Os cortes não serão, neste momento, na mão de obra, porque é impossível cortar mais mão de obra sem precarização”, continua.

A expectativa para o ano é manter medidas cautelosas em relação aos investimentos e às contratações, uma vez que não se sabe se outros bloqueios orçamentários podem acontecer. Se ocorrerem, podem prejudicar o pagamento das contas e o funcionamento da Instituição, assim como afirma o reitor. “Qualquer contingenciamento que possa ser feito no ano de 2020, dado o fato que estamos no fio da navalha, eu usaria essa palavra, será trágico e vai nos colocar numa situação dramática”, finaliza.

Confira a reportagem completa neste link.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG