UNIFAL-MG recebe visita de representantes de Caxambu-MG; a proposta é estabelecer parcerias entre a Universidade e a prefeitura

Na última quinta-feira (12), a UNIFAL-MG recebeu a visita de representantes do poder público municipal de Caxambu. O município foi representado pelo prefeito Diogo Curi Hauegen e pelo secretário de Turismo e Cultura, Filipe Conde Alves. O objetivo da visita foi conhecer as instalações e ações da Universidade para futuras parcerias com o município.

Na primeira agenda da visita, os representantes do município participaram de reunião presidida pelo reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, com participação do vice-reitor Alessandro Antônio Costa Pereira; do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Lucas Cezar Mendonça; da pró-reitora de Extensão Universitária, Profa. Eliane Garcia Rezende; da Diretora do Centro de Educação a Distância, Profa. Geovania Lúcia dos Santos; do diretor do Departamento de Relações Institucionais e Internacionais, Prof. Claudio Umpierre Carla; do coordenador de Desenvolvimento Institucional, Prof. Rodrigo Martins Pagliares; e do chefe da Biblioteca Central, Marlom César da Silva.

No decorrer do dia, o prefeito e o secretário conheceram a Clínica de Odontologia, o setor de Controle de Qualidade, o Laboratório Central (Lacen) e a Biblioteca Central do campus sede. Na Unidade Educacional Santa Clara, o Observatório Astro

Para o prefeito Diogo Curi Hauegen , a multidisciplinaridade das áreas de atuação da UNIFAL-MG tem a contribuir com a parceria.

nômico, os laboratórios do curso de Ciência da Computação e a Clínica de Fisioterapia foram apresentados aos visitantes.

A visita foi o segundo encontro entre os representantes da Universidade e do município de Caxambu. No primeiro, ocorrido em dezembro de 2019 na cidade de Caxambu, a prefeitura apresentou as possibilidades de apoio logístico e financeiro, e as instalações físicas do município que podem ser disponibilizadas em caso de parceria. A delegação da UNIFAL-MG conheceu também alguns aspectos da cultura local e os potenciais turísticos da cidade.

De acordo com o prefeito Diogo Hauegen, a parceria entre entidades de diferentes esferas pode contribuir para anemizar e resolver problemas dos municípios. Para ele, a multidisciplinaridade das áreas de atuação da UNIFAL-MG tem a contribuir com a parceria. “Se conseguirmos articular diversas áreas, podemos desenvolver um projeto que seja sustentável, contínuo e que possa ser aplicado de uma maneira concreta no município. Uma parceria com a Universidade, de fato, pode contribuir com a qualidade de vida para população, pois esse deve ser o interesse de uma prefeitura”.

O professor Sandro Amadeu Cerveira ressaltou que uma parceria com a cidade de Caxambu poderá contribuir para toda região.

Segundo o professor Sandro Amadeu, uma parceria poderá contribuir não apenas com cidade de Caxambu, mas para toda região. “Nós não queremos que a UNIFAL-MG seja uma ‘torre de marfim’. Queremos uma Universidade viva e dinâmica, contribuindo, mas também aprendendo. E uma das formas de concretizar essa proposta é estreitando relações com os outros entes públicos municipais e estaduais”, explica.

A proposta da reitoria e da pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional é a ampliar a ação da UNIFAL-MG na região no Sul de Minas. “A visita do prefeito de Caxambu foi o segundo de uma série de encontros com o objetivo de priorizar projetos e ações de cooperação entre a Universidade, o município de Caxambu e demais cidades da região”, finaliza o professor Rodrigo Martins Pagliares, coordenador de Desenvolvimento Institucional.