UNIFAL-MG reúne profissionais da Santa Casa de Alfenas para treinamento sobre assistência contra o novo coronavírus

No dia 20/03, docentes e servidores da UNIFAL-MG realizaram um treinamento sobre a coleta de swab combinado (orofaríngeo e nasofaríngeo), exame fundamental para o diagnóstico de casos suspeitos do novo coronavírus, com colaboradores da Santa Casa de Alfenas, a fim de facilitar a aquisição de conhecimentos e habilidades que contribuam para a assistência segura, por parte dos profissionais da saúde, para enfrentar a pandemia.

O treinamento, que proveio da demanda do Serviço de Educação Permanente da Santa Casa, também buscou orientar o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados durante a assistência, bem como demonstrar a sequência correta de remoção dos paramentos, com o objetivo de evitar a contaminação. “Como o diagnóstico laboratorial dos casos suspeitos de infecção por COVID-19 depende da qualidade da amostra coletada, os responsáveis devem padronizar os procedimentos, com vistas ao diagnóstico em tempo hábil. Além disso, os profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia precisam lançar mão de todos os meios para preservar a própria saúde durante a assistência, quer seja no diagnóstico, quer seja no tratamento”, explicou o docente da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, Rogério Silva Lima, um dos integrantes da iniciativa.

Ao lado do docente, a enfermeira Roberta Garcia, servidora técnico-administrativa da UNIFAL-MG, e a professora Silvana Leite, da Escola de Enfermagem, participaram da operacionalização do treinamento, que foi solicitado por Andrea Coelho, responsável pelo Serviço de Educação Permanente da Santa Casa de Alfenas. Na oportunidade, a capacitação ainda contou com o apoio e participação de Flávia Macedo, coordenadora do Serviço de Enfermagem da Santa Casa, e com a presença de enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas da Universidade.

Essa ação foi vinculada ao projeto “Ative: Aprendizagem Interprofissional em Emergências”, o qual integra discentes dos cursos de Enfermagem e Medicina com o objetivo de proporcionar estratégias de formação permanente para qualificação de recursos humanos, no campo das emergências, por meio de articulação de ações de ensino, pesquisa e extensão.

Fotos: arquivo pessoal do Prof. Rogério Silva Lima

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG