Ação de extensão promove chamadas via WhatsApp entre idosos e universitários durante o período de distanciamento social

Com o objetivo de propiciar interações sociais e conversas voltadas para um desenvolvimento humano saudável, discentes e docentes da UNIFAL-MG estão promovendo encontros entre idosos e voluntários, via WhatsApp, durante o período de distanciamento social causado pelo novo coronavírus. A ação recebeu o nome de “Junto Contigo” e integra o projeto de extensão “Desenvolvimento Humano e Escuta Terapêutica”, que, entre outras atividades, auxilia na capacitação de estudantes da área da saúde para um atendimento mais humanizado com atenção multidisciplinar.

Coordenada pelas professoras da Escola de Enfermagem, Maria Regina Martinez e Ana Claudia Mesquita Garcia, a ação pretende ainda ser um momento de aprendizagem para os acadêmicos que participarem. “Espera-se que por meio da interação com os idosos, nossos estudantes se sintam mais ativos no combate aos efeitos prejudiciais dessa pandemia e que ouçam histórias que os tornem mais capazes de compreender o envelhecimento”, afirmou a Profa. Maria Regina.

Segundo ela, a ideia surgiu após conversar por videoconferência com o próprio pai, que tem 80 anos de idade e viu sua rotina se transformar devido à quarentena. “Ele nem tem um aparelho celular, mas, diante da falta de perspectiva de quando poderia encontrar comigo, meus irmãos e seus netos, fez questão de entrar na chamada junto com a minha mãe e nós três ficamos conversando mais de uma hora de um modo que me tocou muito. Percebi, então, que precisávamos voltar nossas atenções para os idosos, que estão mais vulneráveis que o habitual à solidão e às perdas características dessa fase do desenvolvimento humano”, contou a professora.

Outro aspecto que também influenciou a criação do projeto foi o relato de muitos estudantes que estão se sentindo solitários, ansiosos e com sentimento de inutilidade durante a pandemia. De acordo com a Profa. Maria Regina, “poder ouvir alguém mais experiente, que passou por outras crises durante a vida e que quer receber as chamadas de um desconhecido mais jovem disposto a estar junto com eles, mesmo que virtualmente, tem proporcionado uma experiência enriquecedora e significativa para os estudantes”.

Os estudantes interessados em conversar com os idosos devem entrar em contato com a equipe responsável pelo e-mail: juntocontigounifal@gmail.com. Já os idosos que desejam receber chamadas precisam compartilhar seu contato via WhatsApp com o número (35)98834-8267.

Antes de iniciar as interações sociais por meio das ligações, os voluntários passam por um treinamento básico sobre escuta terapêutica e desenvolvimento humano na idade adulta tardia, mediado pelos discentes Jean Carlos Pacheco Nepe, do  7º período do curso de Medicina, e Poliana Pereira Vicente, do 7º período do curso de Enfermagem. Periodicamente, as professoras coordenadoras do “Junto Contigo”, realizarão sessões de supervisão com os estudantes para o compartilhamento de experiências e direcionamento de demandas inesperadas.