Projeto de extensão utiliza o Instagram para discussões sobre traumatologia; a ação é realizada por professores da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG

Para realizar a promoção de saúde de forma online, os docentes Eli Ávila Souza Júnior e Rodrigo de Almeida Ferreira, da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG, criaram o projeto de extensão “Trauma Online UNIFAL-MG”. O objetivo é alertar o público, por meio de postagens diárias nos stories do Instagram, da necessidade de prevenção e tratamento de doenças traumatológicas.

Até o momento, o projeto contou com a participação de 261 discentes, que puderam aprender assuntos relacionados a doenças ortopédicas pediátricas, traumatismos da mão e lesões esportivas. Entre os inscritos, a maioria é da UNIFAL-MG, mas o projeto também registra a participação de discentes de outras instituições, como UFMG, Unicamp, UFTM, UFOP e Unifenas.

“Com o surgimento de novos meios de comunicação e de outras formas de interação social, cresceu a necessidade de se voltar o olhar para a relação entre as duas áreas do conhecimento e entender como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) podem ser instrumentos eficazes na difusão de uma educação para a saúde como um exercício de cidadania”, explica o Prof. Eli Ávila.

De acordo com o professor Eli Ávila, a adesão dos discentes é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Segundo ele, a participação e interação está sendo muito produtiva. “No fim da semana, envio uma ‘pergunta’ pelo stories do Instagram e todos os participantes respondem “, finalizou.

As publicações, feitas pelos coordenadores, contêm orientações diretas sobre os temas de traumatologia e podem ser acessadas neste perfil.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG