UNIFAL-MG produz e doa álcool 70% ao sistema de saúde público de Poços de Caldas; a Santa Casa e a Secretaria de Saúde foram beneficiadas pela iniciativa de enfrentamento ao coronavírus

O álcool 70% é um produto fundamental para a higienização e para o combate ao coronavírus. Nesse sentido, a UNIFAL-MG doou cerca de 235 litros do produto, sendo 150 em líquido e 85 em gel, para o sistema de saúde público de Poços de Caldas.  A entrega aconteceu na quinta-feira, 30 de abril, na Santa Casa de Poços de Caldas e na Secretaria de Saúde do município.

O álcool foi produzido no Laboratório Multiusuários do campus Poços de Caldas.

O álcool em gel doado foi produzido no Laboratório Multiusuários pelos técnicos Bruno Dias de Souza, Eveline Ramos e Patrícia Gonçalves, e pelo químico Adriano Francisco Barbosa, todos do Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT, do campus Poços de Caldas. O álcool utilizado foi disponibilizado pela Universidade e o polímero, matéria-prima necessária para produção do álcool em gel, foi adquirida com recursos próprios dos servidores envolvidos na ação.

“Como servidores públicos, nós temos a contribuir diretamente com o enfrentamento da pandemia e, como técnicos administrativos na área de laboratórios da UNIFAL-MG, concluímos que a melhor forma de ajudar seria produzindo soluções antissépticas para instituições de saúde”, ressalta Adriano Barbosa, representando o grupo responsável pela produção.

De acordo com o grupo de técnicos da UNIFAL-MG, a estrutura para produção foi montada com os materiais e equipamentos disponíveis nos laboratórios de ensino. “Participar da ação foi muito enriquecedor para todos nós como servidores. Como equipe, pudemos trocar ideias, otimizar tempo e processos, realizar testes e estudar formas de obter o melhor produto possível”, explica Bruno Dias de Souza.

A técnica Eveline Ramos revela que foi gratificante ver o produto pronto e saber que será muito útil para a Santa Casa e outras instituições de saúde. “É extremamente recompensador ver a Universidade atuando em prol da sociedade e ficamos muito felizes por fazermos parte disso. Percebemos também que há um grande potencial disponível na Universidade e muito mais pode ser feito para a sociedade, seja em produtos ou serviços”, finaliza.

A empresa Viscotec, de Poços de Caldas, foi parceira na iniciativa com a doação das embalagens para envase.

A média de utilização de álcool em gel na Santa Casa de Poços de Caldas é de 10 kg por dia. A vigilância sanitária de Poços de Caldas tem utilizado cerca de 5 kg de álcool em gel em cada feira municipal. “As demais unidades de saúde também precisam do produto. Ou seja, estamos em um cenário em que uma grande quantidade do produto é necessária para garantir a segurança epidemiológica da população e a saúde pública. Nós temos estrutura para produção de 45 kg de álcool em gel por dia e muita vontade de seguir trabalhando por essa causa”, explica Patrícia Gonçalves.

O professor Leonardo Henrique Soares Damasceno, diretor do campus de Poços de Caldas, lembra que a necessidade de apoio às santas casas é histórica. “A participação da sociedade é vital para o atendimento à saúde pública em condições normais. Nesse momento, com o aumento do número de pessoas infectadas por Covid-19, faz-se fundamental que as Instituições possam ajudar com recursos financeiros, pessoal de apoio ou suprimentos para que haja melhores condições de atendimento” completa.

O professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, acompanhou a doação do álcool em Poços de Caldas.

A provedora Célia Maria de Souza, da Santa Casa de Poços de Caldas, confirma a necessidade de apoio e considera a doação do álcool em gel como uma importante colaboração da UNIFAL-MG, principalmente, pela instituição estar com dificuldades financeiras. O hospital atende 84 cidades da região e o álcool será utilizada em diversos setores da Santa Casa.  “Todas as pessoas que chegam aqui vão utilizar o álcool em gel. Às vezes, a pessoa não vem preparada e é a nossa obrigação de oferecer o produto para todos”, ressalta.

Para o diretor superintendente da Santa Casa de Poços de Caldas, Ricardo Sá, é importante para instituição ter a UNIFAL-MG como parceira. Segundo ele, a possibilidade de parcerias pode ir além da área de saúde. “Como eu vi hoje, podemos formalizar parcerias com os demais segmentos, como as Engenharias. Esta área nos interessa muito, pois somos usuários de muitos equipamentos de alta complexidade e seria importante para nós se a UNIFAL-MG nos ajudasse a administrar a recuperação dos nossos equipamentos hospitalares”, explica.

Essa perspectiva é compartilhada pelo professor Marlus Pinheiro Rolemberg, diretor do ICT, do campus de Poços de Caldas. “O ICT está montando uma equipe que entrará em contato com a Santa Casa para avaliar as melhores formas de apoio, seja fornecendo mão de obra ou disponibilizando laboratórios e equipamentos do Instituto para realização da manutenção. Também iniciamos contato com o Instituto Federal do Sul de Minas para fazermos uma parceria nesse sentido”, relata. O professor Marlus destaca que a UNIFAL-MG atua em diversas áreas e que isso possibilita parcerias com instituições públicas e privadas de vários segmentos.

Os professores Marlus Rolemberg e Leonardo Damasceno (ambos à esquerda da foto), do campus Poços de Caldas, estiveram presentes na entrega da doação à Santa Casa.

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, acompanhou a doação do álcool em Poços de Caldas. Segundo ele, por iniciativas como essa é possível perceber o quanto a Universidade Pública é respeitada e o quanto ela é necessária neste momento de grande dificuldade pelo qual o nosso país e o mundo estão passando.  O reitor destaca a criatividade e capacidade técnica e científica dos servidores envolvidos na produção. “Como os insumos para a produção de álcool em gel estão em falta no mercado, nossos colegas utilizaram outro material que não é o carbopol para a produção desse álcool em gel. E isso mostra a Universidade Pública produzindo pesquisa e extensão e ensinando que, para ser um profissional não é deter apenas conhecimento técnico, mas também sentir-se responsável e ser proativo em situações que a sociedade precisa de uma atuação muito mais efetiva”, finaliza.

O álcool líquido foi doado para Secretaria de Saúde de Poços de Caldas. A  entrega de álcool 70% para Santa Casa e para Secretária de Saúde é a segunda doação do produto realizada pela UNIFAL-MG. As embalagens do álcool em gel foram fornecidas pela empresa Viscotec, de Poços de Caldas. No começo de abril deste ano, a Universidade doou 600 litros de álcool em gel e líquido para a Prefeitura de Alfenas.

Para continuar a produção de álcool líquido e em gel e realizar outras ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19, a UNIFAL-MG, juntamente à Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas- FACEPE, lançou um edital para buscar novos apoios e parcerias.  O apoio pode ser por meio de doação de recursos financeiros ou de materiais. Para participar, os interessados podem encaminhar uma proposta de apoio conforme modelo disponível no link: https://bit.ly/2V8PWZx .

Fotos: Danilo Abreu Silva e Patrícia Gonçalves.