“Lives” do projeto Cerveja com Ciência compartilham experiências sobre a produção e a ciência cervejeira; assista a primeira da série nesta quinta-feira, 07/05, às 16h

O projeto de extensão Cerveja com Ciência está com programação de lives no Facebook sobre a produção e a ciência cervejeira. A primeira delas acontece na tarde desta quinta-feira, 07/05, com o tema “Princípios da produção cervejeira”, ministrado pelo professor Gabriel Gerber Hornink, do Departamento de Química do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, também coordenador do projeto. A live está agendada para 16h e pode ser acompanhada pela página: https://www.facebook.com/groups/cervejacomciencia/.

A programação de lives se estenderá até julho, sempre às 16h (horário de Brasília/Brasil) e 20h (horário de Lisboa/Portugal), com duração de 30 a 40 minutos.

Confira as datas, os temas e convidados:

DATA TEMA CONVIDADO
07/05/2020 Princípios da produção cervejeira Gabriel Gerber Hornink (UNIFAL-MG)
21/05/2020 Interação enzima-polifenol George Oliveira (UNIFAL-MG)
04/06/2020 Modelo de negócio para microcervejaria Daniel Bonoto (UFSJ)
18/06/2020 Cervejaria LETRA – partilhando experiências Filipe Macieira (Braga – Portugal)
02/07/2020 Envelhecimento de cerveja no barril Eduardo Coelho (Universidade do Minho – Braga – Portugal)”

Sobre o projeto

Cerveja com Ciência é um projeto extensionista que surgiu em 2019, a partir da disciplina eletiva Ciência da Cerveja, iniciada em 2017, visando divulgar a cultura cervejeira, relacionar a Universidade com a comunidade, dar suporte de informações acadêmicas aos cervejeiros e interessados, e promover o diálogo com a comunidade cervejeira.

Atualmente, a equipe do projeto é formada por professores, alunos, técnicos administrativos e também pessoas da comunidade externa, que já desenvolveram diversas atividades em torno do tema. Entre os destaques, está a criação de um e-book Glossário Cervejeiro, a produção de materiais como infográficos, a realização de lives e cursos presenciais na UNIFAL-MG, nos quais, os participantes produziram cerveja artesanal e realizaram a análise sensorial do produto.

“Este ano estamos com as lives e produção de materiais, além do contato no Facebook, onde podemos trocar ideias”, conta Prof. Gabriel. “Dependendo da situação, poderão ocorrer atividades presenciais na UNIFAL-MG e na Universidade do Minho (Portugal), onde estou no momento”, anuncia o coordenador do projeto, informando que Cerveja com Ciência faz parte de um termo de parceria entre a UNIFAL-MG e a Universidade do Minho.

Já foram realizadas até o momento nove lives, também gravadas e disponibilizadas para acesso no canal do projeto no YouTube.

Sob a coordenação do professor Gabriel, a equipe é formada também por Daniel Bonoto (UFSJ/UNIFAL-MG), professor e pesquisador na área; George Augusto Veloso de Oliveira (UNIFAL-MG), cervejeiro e pesquisador na área; Marina Quadrio Raposo Branco Rodrigues (UNIFAL-MG), professora e pesquisadora na área, e Vivian Santana de Almeida, graduanda em Ciências Biológicas (UNIFAL-MG).

Além da equipe atuante, o projeto conta também com cerca de 10 colaboradores, entre pesquisadores e cervejeiros.

Prof. Gabriel anuncia uma novidade do projeto neste ano de 2020 para os participantes: a possibilidade de solicitar os chamados “Open Badges”.  “Os Bagdes (distintivos/emblemas) são evidências da participação ou realização de atividades que podem ser vinculadas ao seu usuário em sistemas como https://badgr.com ou https://openbadgepassport.com, assim como poderá realizar o download do pdf (no formato de um certificado) e importar em sua página, blog, Facebook, Twitter ou LinkedIn”, explica e acrescenta: “Os badges têm validade internacional e agregam valor ao seu currículo.” Acesse o link.

O grupo do projeto no Facebook conta com 624 inscritos e o professor Gabriel diz que qualquer pessoa interessada no assunto pode participar, bastando entrar no endereço https://www.facebook.com/groups/cervejacomciencia/.

Fotos: arquivo do projeto

 

Copy link
Powered by Social Snap