Programa de Qualidade de Vida no Trabalho mantém ações virtuais durante o distanciamento social; bem-estar físico, psicológico e emocional de servidores é o foco das atividades on-line

Garantir a qualidade de saúde física e mental é um dos desafios durante o período de isolamento. Em função disso, a UNIFAL-MG, por meio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), tem elaborado ações em plataformas on-line, como o Skype e o Google Meet, a fim de continuar os atendimentos à comunidade acadêmica e compartilhar dicas de exercícios físicos, orientações nutricionais e informações necessárias ao bem-estar dos servidores.

Entre as ações virtuais, destaca-se a iniciativa do setor de psicologia, do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST),  cujo responsável é o servidor técnico-administrativo Diego Azevedo Leite, o qual realiza o acompanhamento individual de servidores, terceirizados e dependentes. “O acompanhamento é feito, de preferência, por meio do Skype, mas, em casos de emergência, usamos o Whatsapp. O atendimento pode ser feito por mensagens escritas ou por conversas com áudio e vídeo”, disse a presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, Daniela Aparecida Tavares Aguiar. Segundo ela, a duração dos atendimentos é de 50 minutos, e o atendimento ocorre às terças, quintas e sextas-feiras, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Outra iniciativa é o atendimento de fisioterapia a distância, que ocorre via Skype ou Google Meet, sob a administração da TAE Gabriela Otília Mendonça. “São realizados exercícios, mas cada caso é individual, conforme a avaliação da fisioterapeuta. No geral, podem ser exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento”, explicou Daniela. Ela também salientou que os atendimentos são destinados aos servidores com casos clínicos ortopédicos agudos.

Além dessas ações, o programa tem buscado oferecer informações à comunidade acadêmica. “Preocupados com a saúde dos servidores, disponibilizamos orientações, já que as atividades presenciais do QVT estão suspensas. Esperamos que o QVT se aproxime da comunidade e ofereça apoio, conforto e alívio durante o período de pandemia”, finalizou.

Para informações sobre o trabalho do setor de psicologia, é necessário entrar em contato com psicólogo responsável, por meio do seu e-mail institucional. Já os agendamentos da área de fisioterapia são realizados exclusivamente por este endereço eletrônico.

Indicações do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho 

Em conjunto a seus parceiros, a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho separou algumas dicas para o período de distanciamento social.

Em parceria com a Faculdade de Nutrição, o programa indica:

Em parceria com o Curso de Fisioterapia, o programa indica:

Em parceria com o Núcleo de Atenção Farmacêutica, o programa indica:

Para quem deseja encontrar postagens relacionadas a mindfulness, autocuidado e autocompaixão, indica-se o perfil da professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, Ana Claúdia Mesquita Garcia.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG