UNIFAL-MG na mídia: confira as notícias semanais

Entre os dias 09/06 e 17/06, professores e pesquisadores da UNIFAL-MG participaram de notícias e reportagens exibidas por jornais da região. As matérias incluem, entre outros assuntos, temas sobre o descarte correto de materiais recicláveis, o aumento dos casos de coronavírus em Minas Gerais e a abertura do hospital de campanha no campus Varginha. Quer saber mais? Confira:

Economista da UNIFAL-MG dá dicas a empreendedores que apresentam dificuldades financeiras durante a pandemia

Como algumas empresas têm enfrentado dificuldades neste período, o Jornal Cidade, da TV Princesa, exibiu, no dia 09/06, uma matéria com o professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, Leandro Rivelli Teixeira Nogueira, o qual separou algumas dicas para empreendedores. Entre as sugestões, o docente afirmou a necessidade de se separar o dinheiro da empresa do dinheiro dos sócios, a fim de ter um controle da rentabilidade do negócio; a importância da elaboração de fluxo de caixa, que é um parâmetro para decisões dos gestores; e a necessidade da gestão do capital de giro, para que se acompanhe o estoque de contas.

Confira todas as dicas e a notícia completa abaixo:

UNIFAL-MG integra projeto que auxiliará o monitoramento hidrológico em Poços de Caldas

Para controlar o nível dos ribeirões em período de chuvas, Poços de Caldas irá construir quatro estações de monitoramento hidrológico no município. A TV Plan, ao exibir uma reportagem sobre o assunto, no dia 10/06, citou a contribuição da UNIFAL-MG para o projeto, o qual tem como objetivo auxiliar o trabalho da defesa civil.

Segundo o professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, Rafael Tiezzi, a intenção do projeto é levantar um histórico de dados, o qual poderá ser utilizado, posteriormente, em pesquisas sobre o comportamento das bacias hidrográficas urbanas. “A gente quer chegar ao ponto de conseguir prever uma enchente ou deslizamento de terra para que a população possa ser retirada”, finalizou.

Confira a reportagem completa abaixo:

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=eHlNlyZHQ4E&feature=youtu.be

Projeto da UNIFAL-MG promove rodas de conversa sobre o descarte correto de materiais recicláveis

No dia 12/06, o jornal EPTV 1ª edição exibiu uma reportagem sobre o projeto de educação do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UNIFAL-MG. O projeto buscou orientar as equipes das cooperativas de materiais recicláveis de Poços de Caldas a respeito do descarte correto de objetos, com o objetivo de evitar a contaminação causada pelo novo coronavírus.

“Nós formamos rodas de conversa bastante informais, nas quais as pessoas puderam fazer perguntas sobre o vírus, a pandemia, os principais sintomas, as formas de contágio e, principalmente, sobre como não se contaminar”, disse a professora do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG e coordenadora do projeto, Adriana Imperador. Na oportunidade, a discente e engenheira ambiental Lígia Tambasco Masteghin, que desenvolveu uma pesquisa de doutorado sobre o tempo de sobrevivência do coronavírus em determinados objetos, explicou que, em relação ao papel e ao vidro, o vírus pode permanecer ativo por até 5 dias; em aço e plástico, por até 72 horas; em aerossóis, por 3 horas; em papelão, por 24 horas; em alumínio, de 2 a 8 horas; e, em luvas de látex, por até 8 horas.

Confira a reportagem completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/8621726/

UNIFAL-MG desenvolve estudos para identificar e mapear a população vulnerável de Alfenas

Com o objetivo de auxiliar o município de Alfenas no combate ao novo coronavírus, pesquisadores da UNIFAL-MG têm feito o mapeamento da população vulnerável da cidade, por meio de uma técnica de construção cartográfica, a fim registrar a distribuição geográfica dos munícipes. Em função disso, o jornal EPTV 2ª edição exibiu, no dia 12/06, uma reportagem sobre o assunto, da qual participaram o pesquisador André Luiz da Silva Bellini e o professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG e coordenador do projeto, Rodrigo José Pisani.

Segundo a reportagem, até o momento, os resultados demonstram que a maior parte da população vulnerável, que é beneficiária do bolsa família e tem 60 anos ou mais, encontra-se em regiões periféricas e em bairros que ficam distantes dos hospitais.

Confira a reportagem completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/8623012/programa/

Epidemiologista da UNIFAL-MG fala sobre o aumento do número de casos e mortes em Minas Gerais

O professor de epidemiologia da UNIFAL-MG, Sinézio Inácio da Silva, participou, no dia 16/06, do jornal EPTV 1ª edição e comentou o crescimento da curva epidemiológica em Minas Gerais e na região sul-mineira. Na oportunidade, o docente explicou a diferença dos números em todo o Brasil e reforçou a importância das medidas de distanciamento social.

“Em termos nacionais, podemos dizer que, em três semanas, nós já estabilizamos o número de casos novos. Nós chegamos ao chamado platô máximo, ao pico de número de casos da doença. Em termos nacionais, nós podemos dizer que começamos a ter uma situação de controle, mas as realidades estaduais, regionais e municipais não acompanham esse geral”, explicou o docente.

Para ele, Minas Gerais irá atingir esse pico, seguindo as medidas de prevenção, em julho. “Essas medidas de distanciamento social, embora sejam custosas, são extremamente importantes para que a gente não prolongue a resolução dessa pandemia; sempre lembrando que a nossa região está 3 semanas ou até 1 mês atrasada ao que acontece no país”, finalizou.

Confira a notícia completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/8629422/programa/

Hospital de campanha na UNIFAL-MG foi concluído; previsão para o início das internações é dia 22/06 

No dia 17/06, o jornal EPTV 1ª edição e o Jornal Cidade, da TV Princesa, exibiram notícias sobre a abertura do hospital de campanha de Varginha, o qual foi construído nos espaços cedidos pela UNIFAL-MG. Segundo as notícias, a Secretaria de Saúde da cidade começou o treinamento teórico e prático das equipes, uma vez que toda a estrutura, a qual conta com 20 leitos de enfermagem e oito de UTI, está praticamente pronta.

Confira abaixo:

EPTV 1ª edição

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/8632416/programa/

A notícia do Jornal Cidade está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=H8I12bnuUu4

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG