Programa da UNIFAL-MG divulga cartilha com exercícios para a região lombar; conteúdo é gratuito e está disponível em redes sociais

O programa de extensão EducaDOR – Conhecendo e Controlando a Dor, em parceria com a Liga Acadêmica para Estudo da Dor (LAED), da UNIFAL-MG, lançou a “Cartilha de Exercícios para Lombar”, que reúne uma série de atividades direcionadas a pacientes crônicos, para que fortaleçam a musculatura na região lombar. O material está disponível no Facebook e no Instagram.

O programa de extensão é coordenado pela professora Josie Resende Torres Silva e pelo professor Marcelo Lourenço da Silva, ambos do Instituto de Ciências da Motricidade. Segundo eles, a cartilha serve de orientação, incentivo e apoio, conforme as possibilidades de autocuidado em relação às lombalgias. “Com imagens ilustrativas e por ser de fácil replicação, acreditamos que o material serve como suporte, bem como incentiva a manutenção da rotina para quem já praticava exercícios físicos”, disse a equipe.

De acordo com os coordenadores, após o Guia Prático de Alongamento, o qual foi lançado anteriormente, a Cartilha dá continuidade ao serviço de suporte à comunidade, a fim de manter a saúde durante a pandemia de Covid-19. “Como não é possível realizar atividades de forma convencional, usar tecnologias e ferramentas virtuais tem se mostrado uma oportunidade única”, explicaram.

A cartilha foi produzida pelas universitárias Laura Pereira, presidente da LAED, Kívia Oliveira, vice-presidente, e pela diretora de ambulatório da Liga, Karolline Venancio. Para elas, que são alunas do curso de Fisioterapia, a experiência tem sido enriquecedora, já que, além do retorno positivo, é possível desenvolver novas habilidades no ambiente virtual, bem como reinventar as formas de atendimento de forma criativa e eficaz.

Confira o material neste link: @programaeducadorunifal. A cartilha também pode ser solicitada via email: programaeducadorunifal@gmail.com.

Sobre o Programa

O programa EducaDOR – Conhecendo e Controlando a Dor foi idealizado para aproximar os conhecimentos sobre dor da prática clínica de profissionais envolvidos com pacientes que apresentam dor aguda, crônica, oncológica e neuropática. Para os alunos participantes, há o desenvolvimento da prática baseada em evidências, habilidades de avaliação, criatividade e responsabilidade. Atualmente, o programa envolve três projetos (ModulAdor, Cuidado Farmacêutico na Dor e Educação em Dor – PED), um evento, a 3ª Caminhada Contra a Dor e cinco cursos.

Siga as redes sociais do projeto de extensão EducaDOR – Conhecendo e Controlando a Dor: Instagram e Facebook.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG