A obra mais importante da literatura mundial da área de Ciências Biológicas ganhou um destaque especial em um projeto de extensão da UNIFAL-MG. Estamos falando do livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin, publicado em 1859, que mudou a compreensão da vida na Terra, impactando concepções sociais, filosóficas e religiosas. Por meio de lives, pesquisadores da Universidade fazem uma releitura da obra, debatendo cada um dos capítulos durante encontros virtuais.
O projeto “Debatendo ‘A Origem das Espécies’” é coordenado pelos professores Rogério Grassetto e Flavio Ramos, do curso de Ciências Biológicas, e conta também com a participação dos professores Érica Hasui e Vinícius Xavier.
Conforme Prof. Rogério, inicialmente, a proposta de debater os capítulos do livro fazia parte do planejamento de encontros do grupo de discussões, do qual integram professores e estagiários da área. Com a pandemia e o distanciamento social, os professores ampliaram o debate para lives, com transmissão em plataformas que pudessem possibilitar acesso a um público maior. “A ideia passou a ser uma leitura coletiva do livro, ampliando um pouquinho mais as pessoas que estariam acessando, para não ficar restrito aos nossos estagiários e promover uma atividade a mais para nossos alunos, pois muitos estão relatando que estão sem atividades”, explica.

Para o coordenador do projeto, a importância da ação está justamente no fato de poder divulgar a obra e apresentar o contexto histórico para que as estudantes e espectadores em geral possam compreender, de acordo com a época em que foi produzida, esclarecendo equívocos. “Embora as ideias sejam muitas vezes debatidas acaloradamente ainda hoje, elas são na maioria das vezes desconhecidas, mal compreendidas ou mal aplicadas, e o livro em si é raramente lido, tanto pelos que o criticam quanto pelos que o defendem. Assim, com este projeto pretendemos debater a obra capítulo a capítulo, estimular a leitura conjunta pelos espectadores, para entender seu impacto e conceitos principais”, observa.
Entre maio e julho, o grupo realizou seis encontros nos quais discutiram os primeiros seis capítulos da obra de Darwin com a participação efetiva de cerca de 30 estudantes enviando perguntas e comentários pelo chat, número que tem crescido a cada transmissão. Em agosto, o grupo volta a se reunir para os encontros que devem acontecer até o final do ano, finalizando os 14 capítulos da obra.
As lives podem ser acessadas no canal do grupo de pesquisa EcoFrag no YouTube, que atualmente conta com mais de 1.000 inscritos.
O áudio das lives também está sendo editado para os episódios do programa de podcasts do grupo, chamado EcoEvolução, disponível no Spotify, Apple Podcasts e agregadores do sistema Android. Conheça também este projeto.