Estudantes de outras instituições e portadores de diploma de curso superior podem se matricular em disciplinas isoladas da UNIFAL-MG ofertadas no Ensino Remoto Emergencial

Até sexta-feira, dia 07 de agosto, estudantes de cursos de graduação de outras instituições de ensino superior ou portadores de diploma de curso superior podem se matricular, como aluno especial, em disciplinas isoladas ofertadas no Ensino Remoto Emergencial (ERE). O 1º período de oferta das atividades letivas do ERE, na UNIFAL-MG, será de 03/08 a 24/10.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Prof. José Francisco Lopes Xarão, a oferta do ERE para aluno especial também é um incentivo para quem deseja participar de programas de intercâmbio. “Com o Ensino Remoto Emergencial, o graduado ou estudante de outra instituição de ensino superior, que desejar cursar alguma disciplina isolada aqui na UNIFAL-MG, não necessita deslocar-se até os nossos campi. Portanto, essa oferta especial, apesar do contexto, deve facilitar a mobilidade acadêmica”, afirmou.

Os interessados devem enviar para o Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), por meio do e-mail drgca@unifal-mg.edu.br, o requerimento de solicitação de matrícula e acrescentar os seguintes documentos, conforme abaixo:

• Discentes de outras instituições de ensino superior:
    a) cópia do atestado que comprove estar regularmente matriculado na IES;
    b) cópia do histórico escolar com critérios de aprovação;
    c) cópia da carteira de identidade;
    d) cópia do CPF.
  • Portadores de diploma de curso superior:
    a) cópia do diploma de curso superior ou certificado de conclusão de curso;
    b) cópia do histórico escolar com critérios de aprovação;
    c) cópia da carteira de identidade;
    d) cópia do CPF.

O DRGCA abrirá um processo no Sistema Eletrônico de Informações e encaminhará à Coordenação do Curso que oferta a disciplina isolada o requerimento. Após deliberação, encaminhará ao interessado a decisão e se deferido efetivará a matrícula.

O ERE corresponde à oferta de atividades curriculares, assíncronas e síncronas, que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em substituição às aulas presenciais, suspensas devido à pandemia de Covid-19. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) preferencial, a ser utilizado pelo docente para o desenvolvimento da disciplina em ERE, será o Moodle Acadêmico, disponibilizado no Sistema Acadêmico da UNIFAL-MG. Já para as atividades síncronas (on-line), recomenda-se o uso do Google Meet.

Confira a lista com todas as disciplinas e demais informações sobre o ERE na página: www.unifal-mg.edu.br/graduacao/ere/