Em carta ao governador Romeu Zema, reitores e reitoras das instituições públicas mineiras ressaltam o papel das universidades no atual contexto de pandemia e pedem mais apoio à pesquisa

Em correspondência enviada ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no último dia 4 de agosto, o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) destaca a atuação das instituições no combate à Covid-19, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. A carta também reafirma o papel das universidades e institutos federais como entidades públicas a serviço da sociedade.

“Neste momento em que o Estado enfrenta graves problemas econômicos e sociais – que têm afetado duramente as populações mais vulneráveis, como os mais pobres, os indígenas, os quilombolas, os negros, entre outros – e em meio a uma pandemia global de efeitos dramáticos, entendemos que nossas instituições como entidades públicas a serviço da sociedade têm um papel ainda mais central”, destaca o Foripes ao governador de Minas Gerais.

Na carta, o fórum se colocou à disposição do governo do Estado para formalização de parcerias nas áreas de educação, saúde pública, cultura, pesquisa e inovação científica e tecnológica para o crescimento e desenvolvimento social de Minas Gerais. No documento, as instituições se disponibilizam a trabalhar junto com o estado no “[…] enfrentamento dos desafios dos tempos atuais, contribuindo para políticas públicas no campo da saúde e do SUS, para a equidade e a diminuição da desigualdade social, para a geração de emprego, serviços e renda”.

Na correspondência, o Foripes lembra o governador, que de Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de instituições públicas de ensino superior. Os reitores e reitoras ressaltaram, novamente, ao governo estadual, a importância de fortalecer a Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) como financiadora e indutora da ciência em Minas Gerais.  “É igualmente importante que a gestão da Fapemig, na figura de seu presidente, esteja a cargo de pesquisador ou pesquisadora com destacada experiência acumulada na gestão científica, bem como na produção intelectual qualificada, nos campos do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação”, explica.

Ao final da correspondência, o Foripes reitera a solicitação de reunião entre o governo de Minas Gerais e o fórum para articulação de ações e políticas públicas para atender o povo mineiro de uma forma mais justa, equânime e solidária. A carta é assinada pelos reitores e reitoras das 19 instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais.  Confira a correspondência na íntegra:

Carta ao Governador de Minas Gerais