Jornal da região destaca a criação de cabines de Ventilação Não Invasiva por professores e técnicos da UNIFAL-MG

A UNIFAL-MG tem produzido cabines de Ventilação Não Invasiva para combater a Covid-19. Essas estruturas, feitas conforme o modelo do Instituto de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas (Instituto Transire) e do grupo de assistência médica Samel, de Manaus, protegem os profissionais de saúde da contaminação, evitam a intubação e reduzem, quando possível, o tempo de internação dos pacientes. Para comentar o assunto, o jornal EPTV, em sua 1ª edição e 2ª edição, exibiu reportagens sobre o assunto, no dia 03/08, com participação do diretor do Departamento de Infraestrutura da UNIFAL-MG, José Antônio Ramos, e do professor Eduardo Tonon de Almeida, do Instituto de Química.

O servidor técnico-administrativo José Antônio explicou, na matéria da 1ª edição do jornal, que a intenção é criar 50 cabines e que a demora para produção pode ocorrer pelo fato de algumas peças serem empenhadas. “Mas, assim que entregamos a primeira cabine na semana passada, no outro dia tivemos o retorno positivo”, completou. O diretor clínico da Santa Casa de Alfenas, Carlos Marcelo de Barros, que também participou das reportagens, disse que as estruturas diminuem a contaminação local e protegem a equipe médica. De acordo com ele, a ventilação mecânica foi evitada em dois pacientes.

Na 2ª edição, o professor Eduardo Tonon, um dos integrantes da iniciativa, reforçou a importância de se vedar corretamente as cabines. “Os encaixes não podem ser mal feitos, porque eles podem provocar vazamentos e, consequentemente, expor os profissionais da saúde”, explicou o docente.

O custo para a produção da cabine é de aproximadamente R$ 400,00.

Confira as reportagens completas abaixo:

EPTV 1ª edição

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/8746960/?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar&fbclid=IwAR1UL6wP70b-tlVTZoI6ASLSAQPaxmkKkTYSg-r4TmhXJzUuMGx_vTyS7f0

EPTV 2ª edição

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/8748044/programa/

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG