Simpósio Integrado 2020 tem o maior número de submissões desde a primeira edição; 608 trabalhos da UNIFAL-MG serão apresentados e 1.116 pessoas estão inscritas no evento

A 6ª edição do Simpósio Integrado da UNIFAL-MG recebeu 608 inscrições de trabalhos. O número de submissões é o maior desde a criação do simpósio, em 2015. As apresentações e os eventos especiais acontecem no período de 1º a 23/10, via webconferência, em paralelo à realização de mesas temáticas com participantes de várias instituições do Brasil. A um mês do término das inscrições para ouvintes, o evento já conta com 1.116 inscritos. O prazo final de inscrição no CAEX, para receber certificados de participação,  é dia 23/10.

A professora Marta Rovai, do ICHL, é a coordenadora do 6º Simpósio Integrado UNIFAL-MG.

“Neste ano, em especial, todo o processo – desde as reuniões até a sua realização – foi organizado e se dará de forma remota, por meio de plataformas digitais. As mesas-redondas e as sessões de apresentação permitirão que o público inscrito participe virtualmente”, disse a professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras e coordenadora do evento, Profa. Marta Gouveia de Oliveira Rovai.

O Simpósio Integrado UNIFAL-MG reúne as produções científicas desenvolvidas por discentes, servidores e colaboradores da Instituição, em projetos e programas vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Os participantes apresentam, em sessões simultâneas, estudos de Iniciação Cientifica, Iniciação Tecnológica, Mestrado, Doutorado, PIBID, PET, Residência Pedagógica e Extensão Universitária.

De acordo com Marta Rovai, o Simpósio é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica não só divulgue, conheça e troque saberes relativos à Graduação e à Pós-Graduação, orientados por estudos científicos e por práticas pedagógicas, mas também torne público o diálogo e a colaboração no atendimento às demandas da sociedade. “É muito importante a publicização e o aprendizado para todos os envolvidos, avaliando o que se tem produzido e realizado, conforme as demandas sociais, e inspirando novas ações que possam contribuir para a qualificação da vida acadêmica e social. Convidamos todos a participarem desse momento tão rico de diálogo público!”, completou a professora Marta Rovai.

O tema deste ano, “Universidade, Ciência e Sociedade”, foi escolhido diante do atual contexto. Segundo a coordenadora, o tema “[…] remete ao importante papel da ciência e da universidade quanto à produção de conhecimento não apenas para a Academia, mas como produto das demandas sociais e da relação dialógica e participativa com a sociedade”.

A abertura do Simpósio Integrado ocorre na quinta-feira, 1°/10, a partir das 15h, com a mesa “15 anos de UNIFAL-MG: os rumos da Universidade Pública no Brasil”. O evento será transmitido pelo Youtube e contará com a participação do reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, do pró-reitor de Graduação, Prof. José Francisco Lopes Xarão, da pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende, e da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques. A mediação é da professora Marta Rovai.

No dia 22/10, a programação está integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), realizada em todo o Brasil. Na UNIFAL-MG, os destaques são as mesas “Inteligência artificial, universidade e sociedade”, às 14h, e “Inteligência artificial e desenvolvimento tecnológico”, às 19h.  Para inovar em relação às edições anteriores, a UNIFAL-MG lança visitas virtuais em 360º, elaboradas pelo professor Clibson Alves dos Santos, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN). Os roteiros das visitas serão disponibilizadas no site da UNIFAL-MG, a partir das 9h do dia 22/10.

O enceramento do 6º Simpósio Integrado será no dia 23/10. Nesta data, haverá entrega simbólica das premiações aos trabalhos que receberam Menção Honrosa nas apresentações de 1º a 22/10.

Sobre o Simpósio

Com o objetivo de promover a difusão dos resultados dos trabalhos desenvolvidos em programas e projetos registrado nas Pró-Reitorias da Universidade, o evento integra participantes de diferentes áreas e etapas de formação acadêmica, a fim de promover o diálogo e a troca de experiências. Ao reunir pesquisa, ensino e extensão, o Simpósio oferece uma oportunidade para que os bolsistas ou voluntários dos programas da UNIFAL-MG cresçam no âmbito acadêmico e social e para que os ouvintes conheçam os trabalhos produzidos na Instituição.

No infográfico abaixo, é possível verificar o número de submissões e inscrições desde a criação do evento.

Para mais informações, acesse o site do 6° Simpósio Integrado: https://www.unifal-mg.edu.br/simposiointegrado/

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG