Incubadora de empresas da UNIFAL-MG abre oportunidades para pessoas físicas e jurídicas empreenderem; a NidusTec também oferece curso de pré-incubação de empresas com inscrições até 12/10

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNIFAL-MG (NidusTec) está com inscrições abertas para o programa de incubação de empresas. Em 2020, a NidusTec oferece 10 vagas para pessoas jurídicas e para pessoas físicas com projeto de constituição de empresa. O edital com informações e documentação exigida, formulário de inscrição e modelo de plano de trabalho estão disponíveis na página da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG.

Para professora Izabella Bastos, a incubadora da UNIFAL-MG tem grande potencial para o desenvolvimento regional. (Crédito da Imagem: Arquivo Pessoal)

“Mas qual a importância da incubação de empresas?”. Quem responde essa pergunta é a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora de Inovação da UNIFAL-MG: “a incubadora oferece toda assessoria necessária para o desenvolvimento da empresa, nas áreas de marketing, financeira, contábil e jurídica. Acompanhamos a empresa semanalmente e vemos o crescimento dela”, respondeu.

De acordo com a diretora, as incubadoras de base tecnológica incentivam valores e ideias empreendedoras ao fortalecer e preparar as pequenas empresas para sobrevivência no mercado. “Isso é positivo não apenas para as empresas, mas também para toda comunidade seja desde geração de empregos, criação de ecossistemas de inovação e desenvolvimento tecnológico, institucional e socioeconômico da região”.

O empreendedor Vitor Marques Borges teve seu projeto incubado no início do programa de incubação. Para ele, a incubação foi fundamental para o surgimento da sua empresa, a Cascafina. Além do suporte técnico e administrativo e a estrutura, ele destaca a possibilidade aprendizado com outras empresas incubadas sobre como gerir e tocar um negócio. O empreendedor também ressaltou o diferencial de estar incubado dentro de uma universidade como a UNIFAL-MG. “A gente conseguiu contatos de qualidade que foram muito importantes, desde estudantes universitários que se tornaram clientes até parceiros empresariais que surgiram nessa caminhada”, disse.

Vitor Borges, da Cascafina, foi uma das primeiras empresas incubadas pela NidusTec. (Crédito da Imagem: Arquivo Pessoal)

Diante da experiência como projeto incubado, Vitor Borges, da Cascafina, recomenda a incubação para aqueles que querem empreender e não sabem como começar. “Esse foi o meu caso há quase 5 anos atrás. Tinha uma ideia de  vendermos camisetas sobre Minas Gerais, mas como fazer isso? Como colocar em prática? Como distribuir? E para quem tem a ideia, a incubadora contribui muito”.

Conforme a professora Izabella Bastos, a NidusTec é a única incubadora de empresas na microrregião de Alfenas. Em quase cinco anos de atividade, contribuiu para o desenvolvimento de onze empresas que atuam no Brasil e no exterior. Atualmente, essas organizações geram cerca de quarenta postos de trabalho.  “Isso mostra o potencial que a incubadora pode atingir. Os negócios a serem impulsionados geram impactos significativos no desenvolvimento socioeconômico da região”, concluiu.

A chamada para empresas e pessoas físicas para incubação é de fluxo contínuo e para contribuir no processo, a Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG abriu um curso de formação pela extensão universitária que vai atender 12 projetos. O curso de “Pré-Incubação de Empresas” foi organizado nos módulos “Empreendedorismo e Modelagem de Negócio”, “Desenvolvimento do Produto e Serviço”, “Financeiro e Jurídico” e “Plano de Negócios e Pitch”.

Para se inscrever no curso, os interessados devem submeter uma proposta até o dia 12/10, por meio do formulário disponível em https://forms.gle/q1gGuoWzTZiVFeWZ6. Cada projeto pode conter, no máximo, 4 integrantes. O período de matrícula será nos dias 19 e 20/10. Os candidatos devem ter cadastro no CAEX da UNIFAL.

Sobre o curso de Pré-Incubação de Empresas

Processo de pré-incubação de empresas. Foto de Arquivo. (Crédito da Imagem: NidusTec)

A formação é uma metodologia constituída de atividades, ferramentas, métodos e técnicas que visa estimular o desenvolvimento de projetos com potencial para se tornarem negócios. A inciativa está diretamente ligada à criação, à inovação e às melhorias na gestão de novos empreendimentos. Podem participar empreendedores oriundos da iniciativa privada, servidores públicos, docentes e pesquisadores inativos, alunos de graduação e de pós-graduação da UNIFAL-MG ou de outras instituições de ensino e pesquisa.

As propostas serão avaliadas pela equipe organizadora do curso, levando em consideração os critérios de seleção: base tecnológica; grau de inovação do negócio; viabilidade técnica, econômica e de mercado; modelo de negócio; potencial de impacto e capacidade gerencial dos empreendedores. As 12 melhores propostas serão selecionadas. O resultado será divulgado até o dia 14/10.

Saiba mais sobre o curso em: Curso de Pré-Incubação de Empresas

 

Copy link
Powered by Social Snap