GT do Conselho Universitário divulga campanha de solidariedade para o Acampamento Quilombo Campo Grande; as doações serão utilizadas na recuperação de lavouras e na reconstrução da Escola Eduardo Galeano, destruídas em ação de despejo

No mês de agosto, famílias de agricultores do acampamento de reforma agrária Quilombo Campo Grande, de Campo do Meio/MG, foram despejadas mediante ação de reintegração de posse executada pela justiça. O caso ganhou repercussão nacional e a UNIFAL-MG, por meio do Conselho Universitário (Consuni), emitiu Nota de Repúdio pelo despejo das famílias em plena pandemia de Covid-19.

Além da manifestação pública sobre o despejo, o Consuni aprovou, pela Resolução nº 21, de 14/08/2020, a criação do Grupo de Trabalho para acompanhamento das da situação e identificar demandas prioritárias das famílias despejadas.  Dentre as ações realizadas em de apoio às famílias, o GT apoia a “Campanha de Solidariedade do Acampamento Campo Grande” para a reconstrução da Escola Eduardo Galeano e recuperação das lavouras destruídas na ação de despejo.

De acordo com o coordenador do GT, Prof. Estevan Leopoldo de Freitas Coca, que também é coordenador do curso de licenciatura em Geografia, a campanha amplia os esforços de outros setores da sociedade para contribuir com as famílias despejadas. “Nesse sentido, o Grupo de Trabalho vem divulgar, fortalecer e ampliar essa campanha, solicitando o apoio de toda comunidade acadêmica”, explicou.

As doações devem ser depositadas diretamente na conta da Associação dos Assentados Familiar do Assentamento 1º do Sul de Campo do Meio-MG (Asfapsul), no Banco do Brasil, Agência 1721-3, Conta Corrente: 26500-4, CNPJ 02.046.165/0001-20. A campanha vai até o dia 30/10.

Outras informações podem ser obtidas diretamente com o coordenador do GT, Prof. Estevan Coca, no e-mail: estevan.coca@unifal-mg.edu.br

Relembre o caso

UNIFAL-MG, por meio do Consuni, emite Nota Pública de Repúdio pelo despejo de famílias do acampamento de reforma agrária Quilombo Campo Grande, de Campo do Meio, sul de Minas Gerais

Fórum de reitores e reitoras de Universidades Públicas e Institutos Federais se manifesta sobre despejo das famílias de agricultores e agricultoras do Quilombo Campo Grande