Professor de imunologia da UNIFAL-MG ressalta a importância da vacina para superação da Covid-19

O professor Paulo Márcio de Faria e Silva, do Departamento de Microbiologia e Imunologia, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), participou de entrevista ao vivo no Jornal da EPTV 1ª Edição da quarta-feira (6), em matéria sobre a vacinação contra a Covid-19.  De acordo com o Plano Nacional de Vacinação,  25 milhões de doses vacina serão disponibilizadas ainda em janeiro.

Na reportagem, Paulo Márcio explicou a importância da vacinação para impedir a circulação do vírus e proteger a população. O professor de Microbiologia e Imunologia enfatizou que a vacina precisa ter eficácia comprovada para que o processo seja acelerado. Ele lembrou que no Brasil ainda não há uma definição de qual vacina será utilizada e alertou para o risco das fake news sobre a vacina.

“[…] Todos os medicamentos e não só as vacinas, passam por um rigoroso controle de qualidade e todos os países, inclusive o Brasil, têm agências reguladoras […] que são responsáveis por atestar a segurança dos medicamentos de modo geral, inclusive das vacinas. Então, nenhum medicamento chega para população sem que testes rigorosos de controle de qualidade sejam feitos e […] a partir do momento que a própria Anvisa no Brasil liberar o uso das vacinas, isso indica que essas vacinas passaram por todo o controle de qualidade e são consideradas seguras”.

Sobre as fake news sobre efeitos danosos, o professor ressalta que as vacinas anunciadas e já utilizadas em alguns países são extremamente seguras. Ele destaca que qualquer medicamento pode trazer efeitos adversos e esses constam nas bulas de remédios, porém são casos raros e ocorrem em uma pequena parcela da população.

“Então, o que a gente sugere e é necessário, é que toda a população se conscientize e participe ativamente tomando a vacina para que, de fato, a gente possa conseguir a superação desta doença”, completa o professor.

Confira a reportagem completa:

Disponível em https://globoplay.globo.com/v/9156485/