Novas emoções e sorrisos para 2021: UNIFAL-MG realiza primeira colação por webconferência do ano; em 2020, foram 852 novos profissionais graduados pela Universidade

O ano de 2020 foi simbólico para a UNIFAL-MG. Devido à pandemia e à reformulação de modos de convivência mundialmente, como forma de prevenção à Covid-19, a Instituição adotou um novo modelo para as colações de grau. Embora realizadas via webconferência, o resultado foi gratificante: em 2020, a Universidade graduou 852 profissionais, sendo 423 somente durante o período da pandemia, em 19 formaturas realizadas virtualmente. Neste número, estão 59 profissionais da área de saúde que colaram grau por antecipação, de acordo com a Lei nº 14.040/2020, a qual autoriza a colação de grau para alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia.

Acompanhando o ritmo de 2020, nesta terça-feira (26/01), a Universidade, com transmissão ao vivo pelo canal oficial no Youtube, deu início a uma nova jornada de cerimônias virtuais. Na oportunidade, formandos dos cursos de Administração Pública, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Enfermagem, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Medicina, Nutrição e Pedagogia receberam a outorga de grau na solenidade presidida pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e acompanhada por docentes e representantes das coordenações dos cursos.

O juramentista da cerimônia foi o fisioterapeuta Ícaro de Souza Tolentino. (Foto: Arquivo Pessoal)

Desta vez, o formando Ícaro de Souza Tolentino, do curso de Fisioterapia, foi o juramentista da turma. Ele requereu os graus em nome dos colegas, que confirmaram o juramento de seguir os preceitos da ética, da liberdade e da diversidade, conforme os objetivos fundamentais do artigo 3º da Constituição Federal. A mensagem de agradecimento ficou a cargo da oradora da colação, Thalita da Silva Ramos, formanda do curso de Biomedicina.

A oradora da formatura foi Thalita da Silva Ramos, da Biomedicina. (Foto: arquivo pessoal)

Em discurso reflexivo, a nova biomédica agradeceu aos professores presentes e reforçou a importância da data para os graduandos. “Acredito que o dia de hoje seja muito especial para todos nós, pois finalizamos uma jornada que foi extremamente importante para o nosso crescimento pessoal, acadêmico e profissional. A partir de agora, podemos iniciar um novo caminho, seja no mercado de trabalho, seja nas atividades de pós-graduação”, disse Thalita Ramos.

Para ela, dos anos de graduação, os discentes levarão lembranças de todo o conhecimento adquirido ao longo de um período no qual foi possível conhecer pessoas de diversas partes do Brasil. “Meu primeiro agradecimento é dedicado à UNIFAL-MG, por nos proporcionar um ambiente acolhedor, capaz de estimular o olhar crítico, e disponibilizar uma estrutura excepcional para atividades teóricas e práticas, mesmo com o baixo investimento nas universidades públicas”, destacou a formanda. “Mas também gostaria de agradecer a todos os servidores, aos nossos pais, familiares e, além disso, aos nossos queridos professores, que sempre estiveram dispostos a compartilhar todo o conhecimento que obtiveram em suas jornadas”, completou.

De forma emocionante, a coordenadora do curso de Pedagogia na modalidade a distância, Carla Helena Fernandes, em nome de todos os coordenadores, proferiu uma mensagem de carinho aos novos profissionais, reforçando o poder das palavras evocadas em seu discurso, como compromisso, ética, interlocução, parceria, experiência e humanidade. Segundo ela, haverá novos e variados encontros na vida de cada graduando, que deve se guiar compromissado com a ética profissional e com a valorização de novas experiências. “Em relação à formação profissional, é preciso, aqui, dar destaque ao que receberam no curso: conhecimentos fundamentais à profissão, construídos de forma comprometida e amorosa ao longo desses anos, junto aos seus professores e colegas que, com certeza, hoje se misturam à pessoa que cada um/uma é agora”, salientou.

Em discurso, a profa. Carla Carla Helena Fernandes reforçou a importância do compromisso com a ética profissional e com a valorização de novas experiências. (Foto: reprodução/Youtube)

Retomando autores famosos, como Bakhtin, Jorge Larrosa, Walter Benjamin e Antônio Nóvoa, a docente também destacou a importância de os graduandos se posicionarem ativamente como sujeitos sociais. “Podemos afirmar que os conhecimentos construídos no curso serão (deverão ser) alargados pela experiência sobre a qual, e na qual, cada um/uma se posicionará como sujeito, autor, profissional. Estejam também atentos a outros temas (história, política e questões sociais), tão importantes quanto os conhecimentos técnicos”, disse. “Sejam generosos, bondosos e corteses também com vocês mesmos e com seus sonhos! Que a humanidade esteja sempre presente e transborde em cada um/uma”, completou a docente.

Para encerrar a solenidade, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, parabenizou a Universidade, patrimônio do povo brasileiro, os docentes e técnicos administrativos e, em especial, os novos profissionais. “Vocês merecem o reconhecimento por seu esforço e o mérito do seu trabalho. Só vocês sabem as angústias e dificuldades que tiveram de enfrentar. Não esqueçam, porém, a mais deliciosa das virtudes: a gratidão. Nós não somos a causa de nós mesmos; cada vitória é causada pelo encontro e a colaboração de outros seres humanos que constroem as nossas narrativas”, disse.

A cerimônia também contou com a participação de familiares dos formandos, os quais puderam interagir via bate-papo simultâneo, e dos coordenadores e coordenadoras dos cursos: Profa. Luciene Resende Gonçalves (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia), Prof. Dimitri Augusto da Silva Toledo (Administração Pública), Profa. Estela Regina de Oliveira (Biomedicina), Prof. Breno Régis Santos (Biotecnologia), Prof. Flávio Barbieri Gonzaga (Ciência da Computação), Profa. Cristiane Aparecida Silveira Monteiro (Enfermagem), Prof. Marcelo Aparecido da Silva (Farmácia), Prof. Person Pereira Neves (Física), Profa. Lígia de Sousa Marino (Fisioterapia), Prof. Rodrigo José Pisani (Geografia Bacharelado), Prof. Estevan Leopoldo Freitas Coca (Geografia Licenciatura), Profa. Rosângela Rodrigues Borges (Letras), Profa. Andrea Cardoso (Matemática), Profa. Silvia Graciela Ruginsk Leitão (Medicina), Prof. Bruno Martins Dala Paula (Nutrição) e Prof. Ronaldo Auad Moreira (Pedagogia presencial).

Veja a solenidade completa neste link. 

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG