Epidemiologista da UNIFAL-MG fala sobre evolução, após feriados, de contágio e de mortes por Covid-19; sul de Minas Gerais registra aumento de 328,12% em número de casos

Dados sobre o avanço do coronavírus no sul de Minas Gerais têm alertado a população e os especialistas da região: somente um mês após o Natal, foi possível registrar um salto de 328,12% de novos casos. Com o objetivo de comentar o crescimento significativo dos números, o epidemiologista e professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, Sinézio Inácio da Silva Júnior, participou, no dia 26/01, em bate-papo e reportagem, do jornal EPTV 1ª Edição.

Na reportagem, o docente destacou que a trajetória dos dados em feriados registrou, ao longo do ano, um aumento de 5 ou 6 vezes em relação aos novos casos. “Agora, além de termos o Natal, em menos de uma semana tivemos o Ano Novo. O contágio foi potencializado. Os casos que ocorreram no Natal e no Ano Novo já se resolveram, mas eles alimentaram a chamada curva epidêmica e deram um impulso muito forte para o aumento do número de casos”, explicou.

A solução, para o professor Sinézio Inácio, seria seguir o distanciamento social de maneira firme, por 10 dias, a fim de diminuir o contágio e colocar a curva em ritmo descendente. “Nós temos que ter a continuidade de todos os cuidados”, completou o docente durante conversa ao vivo com o jornal EPTV. Para ele, inclusive, alguns ambientes de comércio podem ser mais seguros que outras aglomerações. “Mas isso não quer dizer que a gente deva baixar a guarda. Por exemplo, o uso de máscaras nas calçadas, quando estamos transitando, é muito importante. O vírus se transmite pelo ar”, salientou.

Na oportunidade, o docente também comentou as mortes de pessoas que não apresentavam comorbidades. “Esse é um dado preocupante, ao mesmo tempo interessante para a ciência, e é preciso dizer que as pessoas tidas com comorbidades, vítimas de Covid-19, eram diagnosticadas. Muitas vezes, a pessoa tem, na chamada fase de latência, sem manifestação clínica dos sintomas, uma doença crônica. Ela pode estar pré-diabética ou hipertensa sem sintomas. A precaução é o melhor caminho”, completou.

Confira as participações completas abaixo:

Jornal EPTV 1ª Edição – reportagem:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9211327/

 

Jornal da EPTV 1ª Edição – bate-papo ao vivo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9211372/