“Precisamos ter consciência de que, a cada quatro internações, uma pessoa morre”, diz professor da UNIFAL-MG sobre avanço da Covid-19 no sul de Minas Gerais

O sul de Minas de Gerais ultrapassou, em janeiro, a marca total, desde o início da pandemia, de 1.500 mortes por Covid-19. Para falar sobre o assunto e analisar o aumento do número de casos e de óbitos entre o final de 2020 e início de 2021, o jornal Bom dia Cidade convidou o epidemiologista e professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, Sinézio Inácio da Silva Júnior, para uma conversa por internet, no dia 26/01, sobre o que esses dados representam para a região.

“Isso é reflexo de um ritmo de crescimento bastante acentuado. No dia de ontem (25/01), a gente fechou com um aumento de 21% na média de casos em relação a 14 dias atrás, e, de mortes, de 123%”, disse o docente. Segundo ele, esses números têm confirmado os efeitos de aglomerações no fim do ano. “E é importante dizer que Minas Gerais está num ritmo parecido, mas não tão acentuado quanto o sul de Minas. A situação do sul de Minas merece um cuidado especial”, salientou.

Na oportunidade, o docente também comentou o fato de a disponibilidade de leito não ser o melhor indicador para flexibilização. “O melhor indicador é o número de casos novos. Precisamos ter consciência de que, a cada quatro internações, uma pessoa morre”, disse.

Confira a participação completa abaixo:

 

 

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9210427/