Jornal da região destaca estudo sobre semelhança entre números da Covid-19 no sul de Minas Gerais e em Manaus

O Jornal EPTV 2ª Edição repercutiu, no dia 23/01, a pesquisa da UNIFAL-MG que registra aproximações entre os indicadores da Covid-19 no sul de Minas e na capital amazonense, como o crescimento de 126% do número de casos na região sul-mineira, ao lado de 125% em Manaus, segundo observações da curva entre os dias 1°/11/2020 e 17/01/2021. Para comentar os resultados do estudo, o coordenador da pesquisa e professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, Sinézio Inácio da Silva Júnior, participou da reportagem.

Na oportunidade, o docente enfatizou que o sul de Minas possui uma proteção maior contra as mortes por Covid-19, uma vez que as cidades estão articuladas entre si. Entretanto, o colapso não pode ser descartado. “Quem mais faz o vírus circular é quem mais circula, que não são os mais velhos e os mais doentes. São os mais jovens, e exatamente esses vão ficar para serem vacinados, o que é correto, pelo principio de prioridade, para depois. Se somar, a gente volta a dizer, a variável mutante começa a circular com mais força, a ameaçar a nossa possibilidade de controle, que significa estabilizar os casos e começar a abaixá-los”, finaliza o Prof. Sinézio Inácio.

A pesquisa expõe, também, que as festas de fim de ano tiveram grande impacto nos números de casos, ainda que o sistema de saúde da região seja melhor estruturado.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9205105

O tema também foi destaque no Jornal Correio da Cidade, disponível no link:
http://jornalcorreiodacidade.com.br/colunas/2455-coluna-mgrede-de-noticias-do-sindijori-mg-2601