UNIFAL-MG abre curso de especialização em Educação para Sustentabilidade em parceria com a ONG Gaia Education – organização reconhecida internacionalmente pela UNESCO

Em março, a UNIFAL-MG dará início a um curso de especialização de formação em Sustentabilidade. Trata-se da Pós-Graduação lato sensu em Educação para Sustentabilidade, oferecida em parceria com a ONG Gaia Education, instituição sediada na Escócia com expertise na área, reconhecida pela UNESCO.

Conforme o coordenador institucional da especialização, Everton Rodrigues, o professor Tom, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), a pós-graduação lato sensu oferecida pela UNIFAL-MG é resultado de dois anos de contatos e diálogos com a coordenação da Gaia Education no Brasil, com a qual se firmou convênio cultural de cooperação acadêmica.

“Ao fazer alguns dos cursos oferecidos pela ONG, conheci a ex-CEO da ONG, a May East. Alguns meses depois, iniciei uma conversa com ela e com o coordenador do Gaia Education no Brasil, Emmanuel Khodja, que é vice-coordenador desta pós-graduação que lançamos agora. Avançamos no diálogo ao longo de 2019-2020, May se mostrou muito interessada em potencializar o alcance dos programas formativos do Gaia Education no Brasil, via uma universidade pública brasileira que trouxesse a legitimidade necessária à iniciativa”, detalha Prof. Tom.

Por cerca de seis meses, o docente da UNIFAL-MG trabalhou no desenho pedagógico do curso em colaboração com o vice-coordenador do programa do Gaia Education no Brasil. “Trabalhamos neste sentido ao longo de 2020 e criamos o convênio, que permite cooperações acadêmicas entre membros de ambas as instituições”, afirma, ressaltando o apoio recebido da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) para a efetivação do acordo de cooperação e do curso.

Ao comentar a importância de um programa formativo em Sustentabilidade, Prof. Tom lembra que os problemas causados com as mudanças nos padrões climáticos, como secas, tempestades devastadoras, quebras de safras, elevação dos níveis dos mares, perda de biodiversidade, ciclos de pandemias, necessitam de conscientização e habilidades práticas. “Sem treinamento adequado, podemos não ser capazes de lidar, a tempo, com as complexas, entrelaçadas e transdisciplinares questões envolvidas no redesenho do nosso estilo de vida e na transição de nossas cidades e comunidades para um formato sustentável e regenerativo”, explica.

Promover uma especialidade em Educação para Sustentabilidade vai ao encontro dessa demanda por profissionais e educadores qualificados para implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Vejo que este curso de pós-graduação é uma ação estratégica e histórica da UNIFAL-MG de difusão de uma nova visão filosófica, científica e política para enfrentar velhos e novos problemas globais relativos à sobrevivência humana e promover bem-estar econômico, justiça social e equilíbrio ambiental”, complementa.

Ecovila Terra Una – localizada em Liberdade-MG onde o programa prevê duas imersões de quatro dias oferecendo um processo de aprendizagem participativo. (Foto: Arquivo/ONG Terra Una)

A parceria com a ONG Gaia Education, reconhecida internacionalmente, é outro fator de excelência do programa formativo. “Esta parceria, ao mesmo tempo que possibilita à UNIFAL-MG o cumprimento de sua vocação institucional em promover articulações entre diversos agentes da sociedade, potencializando a elaboração de soluções inovadoras, projeta a Universidade, nos cenários brasileiro e internacional, como Instituição pioneira na oferta de um programa formativo em Sustentabilidade”, afirma Prof. Tom.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques, o  programa chama a atenção pelo foco nas necessidades mundiais da atualidade alinhado ao perfil multidisciplinar do corpo docente em parceria com uma organização de importância internacional. “É uma alegria que uma parceria de pesquisa tenha possibilitado o nascimento de um programa de pós-graduação tão atual, com uma parceria internacional muito importante e que vai possibilitar uma formação necessária e buscada pela sociedade atualmente”, afirma, lembrando que a Gaia Education é uma organização que tem parcerias em 55 países ao redor do globo, com estudantes formados em todos os continentes.

O diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Cláudio Carlan, comenta que o acordo com a Gaia Education visa formular um currículo holístico e transdisciplinar de Educação para a Sustentabilidade,  o que  impactará diretamente no desenvolvimento social sustentável. “Atuarmos na região, no país e no mundo, ajudando no desenvolvimento social, econômico e ecológico, trocando experiências, aprendendo, enriquece ainda mais nossa centenária Instituição. Junto à Gaia Education, a UNIFAL-MG fortalecerá e legitimará cada vez mais o ensino público de qualidade”, reforça.

Em consonância com a fala do professor Carlan, o coordenador da especialização na UNIFAL-MG enfatiza que é um feito histórico uma universidade brasileira desenvolver um programa de pós-graduação focado na formação de cidadãos e profissionais capazes de atuar na promoção de sociedade sustentável. “A consolidação dessa parceria por parte de Gaia Education revela a excelência de nossa Universidade e sua legitimidade”, conclui Prof. Tom.

Interessados em cursar a especialização podem se inscrever até o dia 28/02/2021, neste endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/posgrad/inscricaoposgraduacao/entrada.php

O curso será ministrado no período de 15/03/2021 a 15/09/2022, totalizando 18 (dezoito) meses.

Informações sobre dinâmica curricular, investimento e bolsas podem ser obtidas na página do programa: https://www.unifal-mg.edu.br/es/

Veja alguns diferenciais da especialização: