UNIFAL-MG disponibiliza acervo virtual com acesso direto e simultâneo a mais de 19.000 títulos; conheça os serviços viabilizados pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade

A UNIFAL-MG, por meio do Sistema de Bibliotecas (SIBI), contratou serviços de acervo virtual para garantir à comunidade acadêmica, o acesso ilimitado a e-books, 24 horas por dia, de qualquer lugar. Os provedores do serviço são: a plataforma Biblioteca Virtual da Pearson e a Minha Biblioteca.

Segundo a diretora do Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG, Patrícia Conceição da Silva, a aquisição do acervo já vinha sendo discutida internamente pela equipe junto ao Conselho de Bibliotecas, tendo em vista a necessidade de expandir o número de exemplares do acervo físico para melhor atender à comunidade, e as demandas dos cursos de Educação a Distância (Ead) e disciplinas de cursos presenciais com autorização para serem ministradas em Ead. Conforme Patrícia, a pandemia de Covid-19 acelerou o processo de contratação dos serviços.

“A pandemia de Covid-19 impulsionou a efetivação dessas assinaturas, pois provocou a necessidade de disponibilizar livros licenciados em meio digital como também a necessidade urgente de adequações para viabilizar e contribuir para a continuidade de estudos e pesquisas de forma remota”, conta.

Patrícia explica que para definir quais bibliotecas assinar, foi elaborado um projeto que buscou confrontar as opções disponíveis no mercado e as necessidades da Universidade. Após análise de características, conteúdos, recursos disponíveis e a relação custo/benefício, foi indicada a assinatura das plataformas. “O projeto foi apresentado à Reitoria e ao Conselho de Biblioteca, instância deliberativa do SIBI/UNIFAL-MG. Com a aprovação do Conselho e com o apoio da Reitoria, direcionando recursos para as assinaturas, foi possível garantir assinatura da Minha Biblioteca, por dois anos, e da Biblioteca Virtual da Pearson, por três anos”, detalha.

Com a disponibilização do acervo virtual, a comunidade acadêmica terá acesso direto e simultâneo 24 horas por dia a mais de 19.000 títulos das diversas áreas, ampliando assim o acesso à informação nas diversas áreas do conhecimento. Os títulos disponíveis também contribuirão para os docentes elaborarem os planos de estudo com as bibliografias, básica e complementar.

“A aquisição de acervo virtual faz parte das ações definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-2021-2025) e vai ao encontro de diretrizes do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância, que a partir de 2017 reconhece os livros virtuais como bibliografia básica e complementar e vem sendo critério de avaliação dos cursos pelo MEC/INEP”, destaca a diretora do SIBI.

Para Patrícia, a assinatura dos serviços é uma conquista para toda comunidade, sobretudo, durante o período de pandemia e aulas remotas. “A disponibilização dessas duas bibliotecas virtuais, principalmente nesse período se torna essencial, pois mesmo com todos os esforços realizados pelas bibliotecas para continuarem prestando atendimento ainda que limitado, a maioria dos usuários estão em sua cidade natal impossibilitando assim a ida até as bibliotecas. Com as bibliotecas virtuais conseguiremos atender a todos os usuários independentemente de onde estão, com acesso ilimitado aos e-books 24 horas por dia. Levaremos parte da biblioteca até eles, dando apoio informacional na continuidade dos estudos de forma remota”, salienta.

A Biblioteca Virtual da Pearson e a Minha Biblioteca foram integradas ao Sophia Biblioteca, software de gestão utilizado pelas Bibliotecas da UNIFAL-MG, possibilitando realizar a busca no acervo físico e virtual de uma só vez.

Diferenciais do acervo virtual

As bibliotecas virtuais assinadas pela UNIFAL-MG são multidisciplinares e por se complementarem, conseguem atender um número maior de áreas dos cursos.

O acervo virtual conta com:

  • atualizações permanentes;
  • acesso ilimitado e multiusuário;
  • acervo eletrônico de livros predominantemente em língua portuguesa;
  • apresenta interface intuitiva, de fácil navegação;
  • acessibilidade;
  • interoperabilidade o que possibilita a integração com o acervo já existente nas Bibliotecas, facilitando a busca de uma só vez tanto no acervo físico como no acervo virtual;
  • ferramentas de gestão que permitem o acompanhamento de utilização pelos usuários, além de oferecerem aplicativos para acesso via tablet ou smartphone (Android ou iOS), integração com plataforma de ensino Moodle, entre outras ferramentas.

O acervo virtual da Biblioteca Virtual da Pearson possui mais de 9.000 e-books de livros-texto, com atualizações permanentes, acesso ilimitado e multiusuário. Fazem parte do consórcio Biblioteca Virtual os selos editoriais da Pearson Education (Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley) e editoras parceiras (Manole, Contexto, Ibpex/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, Educs, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPucRs, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e Atheneu).

A plataforma disponibiliza também ferramentas de marcação de texto, páginas e anotações e listas de leitura, além de várias funcionalidades, dentre elas cartões de estudo, metas de leitura, leitura off-line, impressão de páginas, resenhas, possibilidade de compartilhar citações e trechos interessantes nas redes sociais e text to speech (uma ferramenta de acessibilidade integrada).

A Minha Biblioteca é uma base multidisciplinar e inclui cerca de 10.000 títulos em português de diversas editoras e selos editoriais, como Grupo A, Grupo Gen, Blucher, Cengage Learning, Cortez, Empreende, Almedina, Autêntica, Manole, Saraiva e Trevisan. Foram assinados os catálogos de Exatas, Pedagógica, Letras e Artes, Medicina e Saúde e Sociais Aplicadas.

“Para termos ideia do impacto que esse acervo digital terá na vida acadêmica dos usuários, basta citarmos que, dos 20 títulos mais retirados nos últimos três anos nas bibliotecas da UNIFAL-MG, todos com mais de 1.000 empréstimos nesse período, 19 deles fazem parte das coleções assinadas e com edições atuais”, compara Patrícia, enfatizando que títulos com alta demanda como Cálculo (Stewart), Fundamentos da biologia celular (Alberts), Resistência dos materiais (Hibbeler), Fisiologia (Costanzo) e Macroeconomia (Froyen), estarão à disposição da comunidade acadêmica em tempo integral.

Como acessar o acervo virtual

O acesso às bibliotecas virtuais está disponível para discentes regularmente matriculados e servidores, com cadastro ativo nas bibliotecas da UNIFAL-MG.

Para acessar, basta entrar no terminal web do Sophia (https://biblioweb.unifal-mg.edu.br/biblioweb/), pelo App Sophia Biblioteca ou por meio do acesso direto à plataforma ou aplicativo da biblioteca virtual. Vale destacar que pelo terminal de pesquisa do Sophia Biblioteca, disponível na página das Bibliotecas, ou pelo App Sophia Biblioteca, o usuário poderá fazer a pesquisa tanto no acervo físico como virtual de uma só vez.

Confira também o tutorial do primeiro acesso à Biblioteca Virtual da Pearson, disponível aqui. Outros vídeos com tutoriais podem ser encontrados na página das Bibliotecas

Capacitação
O Sistema de Bibliotecas realizará um treinamento de capacitação para acesso ao acervo virtual no dia 24/02, a partir das 19h, pelo YouTube UNIFAL-MG.


 

Colaboração: Patrícia Conceição da Silva - diretora do Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG

Copy link
Powered by Social Snap