:: Boletim Epidemiológico nº 10 – 24/02/2021 – Situação epidêmica da Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas Gerais

A edição nº 10 aponta tendências de queda em casos novos,  internações e mortes até o dia 24/02/2021.

Média de novos casos: A média diária de mortes por Covid-19 durante toda a pandemia representa 10% do número total de mortes por dia em 2019, por todas as causas e, na média semanal de 24 de fevereiro, representa 23% desse total.  Em Minas Gerais, há tendência de estabilidade da média semanal de novos casos e óbitos e queda na média semanal de internações. O destaque negativo no estado são as regiões Noroeste e Norte do Triângulo Mineiro, que apresentam crescimento destes 3 indicadores.

Variantes do vírus: Começam a ser identificadas em diferentes locais do país, inclusive em Minas Gerais, variantes mutantes que afetam a resistência do vírus a anticorpos já desenvolvidos pelas pessoas, mas também aquelas que aumentam a transmissibilidade do vírus.

Efeito do feriado de Carnaval: O efeito do feriado de Carnaval sobre a incidência parece ter aparecido no registro de casos do dia 24/02/2021 e deverá ser confirmado até o final deste mês de fevereiro.

Vacinação e uso de máscaras: Demorar para vacinar pode ser grave ameaça, sendo fundamental a intensificação no uso de máscaras, de preferência duas ao invés de uma. Acesse na íntegra.