Compartilhar produções científicas e literárias de docentes, discentes de Graduação e Pós-Graduação, técnicos administrativos e terceirizados é um dos objetivos da UNIFAL-MG. Com a intenção de viabilizar esse processo, o Portal Institucional passou a contar, desde 2020, com um espaço para a divulgação, em resumo, de livros e capítulos cuja autoria ou coautoria pertence a membros da comunidade universitária: trata-se da seção “Autores UNIFAL-MG”.
Elaborada a fim de sintetizar as principais informações sobre os textos, a seção busca ampliar o conhecimento da comunidade interna e externa a respeito das obras publicadas na área de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Letras, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia ou Saúde escritas por servidores ou discentes da UNIFAL-MG. A categoria foi criada pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom), por quem é administrada atualmente.
O espaço, para a Dicom, é uma forma de destacar com quais objetivos o livro ou capítulo foi escrito, por quem, em que ano e sobre quais assuntos, de acordo com as informações concedidas pelos autores. “Com isso, nós transformamos o conteúdo da obra em uma pauta, a fim de ampliar a visibilidade da produção. Até o momento, já disponibilizamos resumos de livros com temas diversos – comunicação e política, análises geográficas, introdução à Estatística, até mesmo livros de contos”, destacou a equipe da Dicom. A equipe também salientou que, para fazer a solicitação de divulgação, o pedido deve ser encaminhado por meio do formulário disponível neste link.
Dividida em subcategorias que diferenciam os Institutos da Instituição aos quais as publicações se vinculam, a seção “Autores UNIFAL-MG” já conta com a publicação de 17 resumos, os quais contemplam desde obras metodológicas e teóricas até materiais didáticos e produções literárias. Confira, abaixo, os últimos destaques:
“Caminhar e construir: ciências humanas e sociais aplicadas” – Márcio Vitiello
Autor de livros didáticos há mais de 20 anos, o professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, Márcio Abondanza Vitiello, conseguiu a aprovação da sua mais recente publicação, “Caminhar e Construir: ciências humanas e sociais aplicadas”, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021. A obra, selecionada junto com outras 15 na área de Ciências Humanas, foi submetida à escolha dos professores de mais de 20 mil escolas públicas e será distribuída para aproximadamente 6,3 milhões de estudantes que cursam o Ensino Médio em todo Brasil. Publicado pela Editora Saraiva, o livro foi escrito em conjunto com o professor Gianpaolo Dorigo e tem o projeto editorial da comunicóloga Ebe Spadaccini.
“A inclusão menor e o paradigma da distorção” – Sílvia Ester Orrú
Lançada no final de janeiro, pela Editora Vozes, a obra é resultado de estudos e pesquisas relacionados à linha de pesquisa da professora Sílvia Ester Orrú, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG. O conteúdo do livro também dá continuidade ao livro anterior, chamado “Re-Inventar da Inclusão”, fruto do pós-doutorado da docente na Unicamp, em 2015-2016. No livro, a autora aponta que a “inclusão menor” se configura como uma força contrária potente ao “paradigma da distorção”, uma vez que mostra que a diferença não é apenas de alguns que são apontados como diferentes pela sociedade. O prefácio da obra é assinado por Leonardo Boff, teólogo, escritor, filósofo e professor universitário brasileiro.
“As muitas faces de um gênio: tempo, vida e obra de Leonardo da Vinci” – Alisson Eugênio
Em 02 de maio de 2019, a humanidade celebrou o aniversário de 500 anos da morte de Leonardo da Vinci (1452 – 1519). Dessa forma, foram realizados diversos eventos, entre eles uma mesa de debate composta por docentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG. O Prof. Alisson Eugênio foi um dos organizadores da atividade e, entusiasmado com o resultado, decidiu elaborar um livro sobre o tema, que foi publicado em formato e-book pela Editora da UNIFAL-MG. A obra possui 118 páginas e é composta por quatro capítulos.
“Comunicação, política e Educação no Brasil” – Elias Evangelista Gomes
O que está por trás das relações entre comunicação política e educação política no país? A resposta para perguntas como essa pode ser encontrada na obra escrita pelo sociólogo Elias Evangelista Gomes, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG. Publicado pela Appris Editora (Curitiba-PR), em 2020, o livro é resultado da tese de doutorado do docente da UNIFAL-MG, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), concluída no ano de 2015.
“The Twenty-First Century Mechanistic Theory of Human Cognition: A critical Analysis” – Diego Azevedo Leite
Com o objetivo de avaliar criticamente a Teoria Mecanicista da Cognição Humana (TMCH), uma das grandes teses no campo contemporâneo da ciência cognitiva, o psicólogo e servidor técnico-administrativo do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST/UNIFAL-MG), Diego Azevedo Leite, publicou a obra The Twenty-First Century Mechanistic Theory of Human Cognition: A Critical Analysis internacionalmente, em dezembro de 2020, pela Editora Springer. Escrito em inglês e composto por 200 páginas, o livro é resultado da pesquisa de doutorado do servidor, feita de 2014 a 2018, na Universidade de Trento (Itália), e, por seis meses, na Universidade de Osnabrück (Alemanha).
Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturas à Covid-19 – Flamarion Dutra Alves & Sandra de Castro Azevedo (Org.)
Fruto dos Colóquios Geográficos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo/UNIFAL-MG), realizados virtualmente entre os meses de junho e julho de 2020, o e-book Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturais à Covid-19 se consolida como uma obra que busca ampliar o debate acerca da crise instaurada após a expansão da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.Organizado pelo professor do Instituto de Ciências da Natureza (ICN/UNIFAL-MG) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Flamarion Dutra Alves, e pela vice-coordenadora do PPGeo, Sandra de Castro de Azevedo, também professora do Instituto de Ciências da Natureza, a obra, que contém 22 capítulos, divide-se em duas partes: “Geografia, território e dilemas estruturais” e “Geografia, território e Covid-19”.
Contos – “O que te assombra antes de dormir?” – Katia Aparecida da Silva Oliveira (Org.)
Inquietudes, medos e temores intrínsecos à natureza humana podem integrar textos literários. Em vista disso, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras elaborou o e-book “O que te assombra antes de dormir?”, composto por contos fantásticos escritos por alunos do Ensino Fundamental, graduandos em Letras de várias Universidades e graduados de outros cursos.Organizada pela professora Katia Aparecida da Silva Oliveira, tutora do PET Letras desde 2017, a obra estimula a criação de novas realidades, a fim de refletir sobre medos guardados em lugares profundos dos seres, elementos sobrenaturais, situações cotidianas ou angústias existenciais, a partir da escrita de um gênero caracterizado pela brevidade e concisão: o conto.
“Introdução à Estatística com R” – Eric Batista Ferreira & Marcelo Silva de Oliveira
Estudantes de Estatística acabam de ganhar um rico material didático digital para conhecer as funcionalidades do software estatístico mais utilizado no mundo, o “R”. A obra foi desenvolvida pelo pesquisador Eric Batista Ferreira, professor de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UNIFAL-MG, em parceria com o colega de área, Marcelo Silva de Oliveira, professor aposentado da UFLA. A parceria de quase 20 anos entre os autores na atuação de atividades de ensino e pesquisa foi o que motivou a organização da obra “Introdução à Estatística com R” , que percorre toda a ementa de um curso inicial em Estatística, em nível de graduação, mostrando as aplicações no software estatístico R.
“Cuidado ao paciente crítico com Covid-19” – Silvana Leite et al.
O desejo de contribuir para a formação de estudantes da área de saúde com foco no enfrentamento à pandemia de Covid-19 foi o que motivou um grupo de professores dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da UNIFAL-MG a desenvolver um e-book intitulado “Cuidado ao paciente crítico com Covid-19”. A proposta teve origem em uma disciplina optativa ofertada durante as aulas do Regime Remoto Emergencial (REE). Estruturado em dois capítulos, o e-book reúne todo o preparo, as reflexões e discussões oportunizadas pela disciplina.
Conto: “O grosso calibre dos pernilongos de hoje em dia” – Eloésio Paulo
Com o aumento das temperaturas, é bem comum que os brasileiros se vejam às voltas com um conhecido mosquito de hábito doméstico que causa coceira e um incômodo zumbido, principalmente à noite: o pernilongo. É sobre esse personagem que o professor Eloésio Paulo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, trata de forma leve e divertida no conto “O grosso calibre dos pernilongos de hoje em dia”. O narrador-personagem apresenta elementos de sonhos que o transportam para a infância com seu pai, quando os dois se uniam numa discussão sobre as formas de exterminar o tão irritante mosquito.