“Reabilitação e Treinamento Físico para Indivíduos em Hemodiálise” – Anderson Massahud

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e atualmente aluno de doutorado em Biociências Aplicadas à Saúde da UNIFAL-MG, Anderson Massahud, lançou em fevereiro o livro “Reabilitação e Treinamento Físico para Indivíduos em Hemodiálise”, pela Editora CRV. A obra pretende ser uma fonte de referência para profissionais envolvidos em pesquisa em saúde, prescrição de treinamento físico, avaliação nutricional, saúde mental, reabilitação, promoção de saúde e outras áreas afins.

Com experiências de profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Medicina e Biomedicina, a organização da obra também é assinada pelos professores Sérgio Barbosa e Henrique Touguinha. Segundo Anderson, a ideia de escrever e lançar a publicação surgiu da necessidade de orientar os profissionais da área da saúde sobre os benefícios do treinamento físico para o doente renal. “Acreditamos que profissionais e estudantes poderão se interessar e se sentir respaldados em incentivar indivíduos em tratamento de hemodiálise a iniciar práticas regulares de exercícios físicos”, afirmou.

O autor e sua obra (Foto: Arquivo Pessoal/Anderson Massahud)

De acordo com ele, pacientes em tratamento de hemodiálise enfrentam, na maioria das vezes, limitações na vida diária. “Isso favorece o sedentarismo e, consequentemente, compromete a qualidade de vida. Em contrapartida, a realização regular de exercícios físicos demonstra ser uma importante ferramenta no processo de reabilitação e de saúde para esses pacientes, independentemente da idade, sexo, estado de saúde, devendo apenas ser adaptado (duração, intensidade e tipo de exercícios) aos diferentes indivíduos”, explicou Anderson.

O livro possui 159 páginas e foi distribuído em 9 capítulos. Os iniciais, 1, 2 e 3, abordam o histórico e o contexto do tratamento e avaliação pré-participativa em hemodiálise. Na sequência, os capítulos 4, 5, 6 e 7, tratam das estratégias de intervenção por meio dos diferentes tipos de exercícios físicos e os benefícios da prática na reabilitação e na melhora das atividades funcionais. Por fim, nos capítulos 8 e 9 são discutidos assuntos transversais no tratamento em hemodiálise: nutrição, psicologia e saúde mental.

A obra está disponível para venda no site da Editora CRV, neste link.