“Controle de sintomas físicos: manual de intervenções não-farmacológicas” – Ana Cláudia Mesquita Garcia

Em 2020, integrantes do projeto de extensão “PaliAÇÃO para uma vida + viva”, que tinha como objetivo contribuir para a assistência à saúde de pacientes com câncer assistidos pela Associação Vida Viva de Alfenas, por meio da abordagem dos Cuidados Paliativos em visitas domiciliares, precisaram se reorganizar devido à pandemia de Covid-19. De forma remota, discentes e docentes do projeto desenvolveram o e-book “Controle de sintomas físicos: manual de intervenções não-farmacológicas“, a fim de orientar pacientes acometidos por doenças crônicas e seus cuidadores.

Organizado pela professora da Escola de Enfermagem, Ana Cláudia Mesquita Garcia, e pelas discentes Ana Cristina Gonçalves Ferreira, Eliza Mara das Chagas Paiva e Julieuza Camila Alves, a publicação também contou com a colaboração do Centro Interdisciplinar de Estudos em Cuidados Paliativos (CIECP), do Programa de extensão paliATIVO (projetos aliviAR e paliAB) e da Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos da UNIFAL-MG.

A Profa. Ana Claúdia Mesquita Garcia é a coordenadora (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Cláudia)

De acordo com a Profa. Ana Claúdia, o manual foi desenvolvido tendo como público-alvo os cuidadores ou mesmo os próprios pacientes. “Geralmente esse tipo de material é voltado para os profissionais de saúde, mas nossa intenção foi desenvolver um manual com linguagem mais acessível, que pudesse ser utilizado diretamente pelo próprio paciente ou seus cuidadores familiares, por exemplo. A ideia também foi ressaltar as intervenções não-farmacológicas, como uma forma de complementar o tratamento farmacológico normalmente recebido pelos pacientes”, afirmou.

Com 84 páginas, o e-book foi dividido em 11 capítulos, sendo que cada um aborda um sintoma específico. Segundo as organizadoras, foram escolhidos os sintomas físicos mais comuns entre pessoas com condições crônicas em cuidados paliativos, como náusea e vômito, dispneia, distúrbios do sono, mucosite, soluço, dores, entre outros.

Os interessados em conferir o e-book podem acessá-lo e baixá-lo gratuitamente na seção de e-books do site do Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG ou neste link.

Confira a seguir depoimentos das discentes organizadoras sobre a experiência de realizar o projeto de forma remota: