Em 2020, integrantes do projeto de extensão “PaliAÇÃO para uma vida + viva”, que tinha como objetivo contribuir para a assistência à saúde de pacientes com câncer assistidos pela Associação Vida Viva de Alfenas, por meio da abordagem dos Cuidados Paliativos em visitas domiciliares, precisaram se reorganizar devido à pandemia de Covid-19. De forma remota, discentes e docentes do projeto desenvolveram o e-book “Controle de sintomas físicos: manual de intervenções não-farmacológicas“, a fim de orientar pacientes acometidos por doenças crônicas e seus cuidadores.
Organizado pela professora da Escola de Enfermagem, Ana Cláudia Mesquita Garcia, e pelas discentes Ana Cristina Gonçalves Ferreira, Eliza Mara das Chagas Paiva e Julieuza Camila Alves, a publicação também contou com a colaboração do Centro Interdisciplinar de Estudos em Cuidados Paliativos (CIECP), do Programa de extensão paliATIVO (projetos aliviAR e paliAB) e da Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos da UNIFAL-MG.
De acordo com a Profa. Ana Claúdia, o manual foi desenvolvido tendo como público-alvo os cuidadores ou mesmo os próprios pacientes. “Geralmente esse tipo de material é voltado para os profissionais de saúde, mas nossa intenção foi desenvolver um manual com linguagem mais acessível, que pudesse ser utilizado diretamente pelo próprio paciente ou seus cuidadores familiares, por exemplo. A ideia também foi ressaltar as intervenções não-farmacológicas, como uma forma de complementar o tratamento farmacológico normalmente recebido pelos pacientes”, afirmou.
Com 84 páginas, o e-book foi dividido em 11 capítulos, sendo que cada um aborda um sintoma específico. Segundo as organizadoras, foram escolhidos os sintomas físicos mais comuns entre pessoas com condições crônicas em cuidados paliativos, como náusea e vômito, dispneia, distúrbios do sono, mucosite, soluço, dores, entre outros.
Os interessados em conferir o e-book podem acessá-lo e baixá-lo gratuitamente na seção de e-books do site do Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG ou neste link.
Confira a seguir depoimentos das discentes organizadoras sobre a experiência de realizar o projeto de forma remota:
Ana Cristina Gonçalves Ferreira
Discente do curso de Enfermagem
“O manual foi realizado com muito empenho na busca de auxiliar famílias, pacientes, cuidadores e profissionais da saúde no alívio de sintomas físicos comuns das pessoas com câncer. A criação desse material durante o ensino remoto foi uma forma de nos colocar em contato com problemas corriqueiros, mas que por conta da pandemia não tivemos um contato direto. Sendo assim, eu espero que o manual seja um instrumento de apoio na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, principalmente os oncológicos.”
Eliza Mara das Chagas Paiva
Mestranda do PPGENF
“Participar da organização e produção do manual ampliou o meu olhar frente às intervenções farmacológicas que podem contribuir para controle dos sintomas que acometem as pessoas em Cuidados Paliativos. O trabalho em equipe e a integração com alunas de graduação, frente às possibilidades do trabalho remoto, foi outro aspecto positivo que certamente contribuiu para o meu crescimento durante a formação no mestrado. Acredito que o manual será muito útil para as pessoas em Cuidados Paliativos que vivenciam esses sintomas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.”
Julieuza Camila Alves
Discente do curso de Nutrição
“A participação na elaboração do manual me proporcionou, tanto como graduanda quanto como futura profissional de saúde, uma enriquecedora troca de saberes. A oportunidade do trabalho em equipe se mostrou muito eficaz, observando o comprometimento e dedicação de todos envolvidos, visto as necessidades e a recém-hegada do ensino remoto para todos nós. A elaboração do manual também revelou a importância do trabalho intersetorial e multidisciplinar para os Cuidados Paliativos.”