Jornal de Alfenas destaca informações sobre a Farmácia Universitária, que oferece medicamentos do componente básico gratuitamente à comunidade alfenense

A reabertura da Farmácia Universitária à população alfenense foi destaque no Jornal de Alfenas, da TV Grava, no dia 27/4. Para apresentar o espaço à comunidade, o professor Tiago Marques dos Reis, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou da entrevista e comentou os objetivos, o funcionamento e as próximas ações do projeto.

Segundo o docente, a Farmácia Universitária irá dispensar medicamentos do componente básico, destinados ao tratamento de hipertensão, diabetes, asma, problemas de colesterol e outros, gratuitamente. “O paciente, quando chegar, vai passar pela recepção e receber uma triagem para identificar se os medicamentos estão disponíveis aqui e, eventualmente, receber outras orientações. Se necessário, ele poderá ser encaminhado à sala de serviços farmacêuticos, ou consultório farmacêutico”, explicou o professor.

A ideia é que os pacientes sejam atendidos em estações individualizadas. “Por exemplo, o paciente que tem hipertensão, com dificuldade de controle da pressão arterial, pode ser acompanhado por nós para verificarmos quais os problemas estão envolvidos no tratamento medicamentoso e, a partir da identificação desses problemas, propormos intervenções que o ajudem na melhoria, no controle desse parâmetro clínico”, destacou o Prof. Thiago Marques.

Para o futuro, o docente destacou que a Farmácia deseja produzir e dispensar medicamentos fitoterápicos e florais de Bach. “Muito mais do que fornecer o medicamento, nós queremos empoderar o paciente com relação ao uso daquele produto. Nós queremos que ele entenda o porquê está utilizando”, completou.

O atendimento na Farmácia Universitária foi retomado no dia 26/4. Para ser atendido, é necessário que o paciente apresente o cartão do SUS municipal e uma prescrição válida junto à cópia.

Confira a entrevista completa abaixo:

Disponível em: https://youtu.be/h-1PEAYoyQY

No dia 29/4, o jornal O Alfenense também repercutiu a notícia sobre a reabertura da Farmácia Universitária da UNIFAL-MG. A matéria completa está disponível no link: https://www.oalfenense.com.br/noticia/995/farmacia-universitaria-da-unifal-mg-retorna-com-atendimento-individualizado-ao-publico.