UNIFAL-MG integra campanhas de arrecadação de alimentos para famílias em situação de risco; em conjunto, mais de 400 quilos de produtos já foram doados por projetos da Instituição

Para contribuir com famílias em vulnerabilidade socioeconômica do Sul de Minas, a UNIFAL-MG, por meio de projetos de extensão universitária, promove ações solidárias de arrecadação de alimentos e outros produtos para doação. Atualmente, duas ações estão em andamento: “Quarentena Solidária: unidos contra a fome” e “UNIFAL-MG em sintonia”. Ambos receberam alimentos não perecíveis ao longo da campanha interna de vacinação contra a H1N1  dos servidores e dos profissionais terceirizados  da Universidade.

Em Varginha, o projeto “Quarentena Solidária: unidos contra a fome”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos sobre Estado, Mulheres e Políticas Públicas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (GENI), em parceria com o Núcleo de Capacitação para a Paz (NUCAP), realizou a abertura da campanha com a arrecadação de alimentos no dia 23/4. “Diante do corte e posterior retomada do auxílio emergencial no Brasil, em valor não condizente com a realidade material das famílias, surgiu a demanda de apoio da Universidade, por meio da equipe do GENI, de realizar uma campanha de arrecadação de alimentos e recursos financeiros para abastecer a cozinha social do NUCAP, para que esta possa distribuir refeições prontas às famílias mais carentes”, explicou a professora Fernanda Mitsue Soares Onuma, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG.

Quarentena solidária: pontos de coleta e dados bancários

A docente também destacou que a adesão à iniciativa foi positiva e que os principais alimentos doados na UNIFAL-MG foram arroz, feijão e leite longa vida. “Agora, a campanha segue até dia 31/05. São três pontos de coleta em Varginha: NUCAP, SindComerciários e Instituto da Construção”, completou a professora Fernanda Mitsue. Os locais de coleta também aceitam doações de fraldas, roupas e brinquedos para as crianças atendidas pelo NUCAP.

No município de Alfenas, o projeto “UNIFAL-MG em Sintonia”, criado no começo da pandemia, reuniu cerca de 443 quilos de alimentos durante a campanha de vacinação contra a gripe. Segundo a professora Marisi Gomes Soares, do Instituto de Química, os alimentos mais arrecadados pelo projeto foram feijão (92 quilos), macarrão (52,5 quilos), arroz (136 quilos), açúcar (72 quilos) e óleo (46 litros), assim como itens de limpeza e higiene. “Cabe destacar que os alimentos serão incorporados às cestas básicas, nas quais haverá a adição de proteínas (carnes e leite)”, contou a professora Marisi Gomes.

Para colaborar, a docente explicou que é possível realizar doações de alimentos não perecíveis na portaria da UNIFAL-MG ou financeiras por meio de depósito de qualquer valor para o projeto, na conta da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe), cujos dados são: Banco do Brasil – Agência: 0168-6 – Conta Corrente: 10238-5 – CNPJ: 25.657.149/0001-79

“Após o depósito, é preciso enviar o comprovante para os e-mails financeiro@facepealfenas.org.br e unifal.sintonia@unifal-mg.edu.br informando que a doação é para o projeto UNIFAL-MG em Sintonia”, completou a professora Marisi Gomes.

Fotos: Arquivo pessoal/Profa. Fernanda Mitsue Soares Onuma e Profa. Marisi Gomes Soares

Saiba mais

O Grupo de Estudos sobre Estado, Mulheres e Políticas Públicas (GENI), de Varginha, foi criado em 2014, no âmbito do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, em parceria com o Núcleo de Capacitação para a Paz (NUCAP), fundado por profissionais liberais e pessoas voluntárias em junho de 2010, com o objetivo de garantir o atendimento de pessoas em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

Já o projeto “UNIFAL-MG em sintonia” foi uma iniciativa do Instituto de Química que se expandiu para toda a Universidade, recebendo o apoio de professores, técnicos administrativos e colaboradores, para prestar assistência, por meio de indicação de equipe de assistentes sociais, às famílias afetadas pela pandemia de Covid-19.