UNIFAL-MG oferece 1316 vagas para ingresso direto em 34 cursos de graduação;  transferências interna e externa, obtenção de novo título, reingresso e aproveitamento de lista de espera do Sisu são algumas das modalidades de acesso

Até o dia 10/05, a UNIFAL-MG recebe inscrições de candidatos para ocupação de vagas remanescentes em 34 cursos de graduação. O ingresso é realizado por meio de transferência externa, obtenção de novo título, reingresso, remanejamento entre cursos, remanejamento entre turnos, rematrícula, aproveitamento de lista de espera do SISU/UNIFAL-MG e programas específicos. No primeiro semestre de 2021, serão oferecidas 1316 vagas em cursos de diversas áreas nos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.

O professor Xarão recomenda aos candidatos uma leitura atenta dos editais . (Foto: Arquivo Dicom/UNIFAL-MG).

Conforme explica o professor Francisco Xarão, pró-reitor de Graduação da UNIFAL-MG, as vagas remanescentes são vagas não preenchidas em processo seletivo e decorrentes de desistência e de desligamentos de estudantes.  “Os editais abertos de vagas remanescentes são oportunidades de ingresso na UNIFAL-MG. São vagas para cursar graduação sem pagamento de mensalidades em uma universidade pública e, reconhecidamente, de excelência”, explicou o pró-reitor.

Cada modalidade de ingresso por vagas remanescentes possui requisitos específicos conforme os editais disponíveis na página da Diretoria de Processos Seletivos. A seleção também segue critérios por modalidade, a exemplo da transferência externa que considera a nota do Enem (2017 a 2020) e a obtenção de novo título que é baseada na média das notas das disciplinas cursadas na graduação.

“Como cada forma de ingresso possui as exigências próprias, é muito importante que os candidatos cumpram os requisitos e tenham toda documentação necessária para não perderem essa oportunidade”, destacou Francisco Xarão. Os editais são separados por curso ou por forma de acesso e, diante disso, o pró-reitor de graduação recomenda uma leitura atenta aos documentos disponíveis na página Editais para preenchimento de Vagas Remanescentes da UNIFAL-MG.

Para o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, o edital de vagas remanescentes é mais possibilidade de acesso ao ensino superior em uma universidade pública. (Foto: Arquivo Dicom/UNIFAL-MG)

O professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, reforça a importância da ocupação das vagas remanescentes para o acesso ao ensino superior em uma universidade pública. “Através da oferta dessas vagas, que naturalmente ocorre em qualquer sistema, a UNIFAL-MG cumpre sua missão de tornar possível o sonho de entrar no ensino superior para aqueles que ainda não tiveram essa oportunidade ou mesmo para aqueles estudantes que desejem mudar o curso durante a sua formação” destacou.

As vagas oferecidas constam nos editais e as inscrições devem ser realizadas por meio do formulário disponível em Formulário de Inscrição – Vagas Remanescentes. O resultado final do processo seletivo será divulgado, exclusivamente, pelo site da UNIFAL-MG, a partir do dia 17/05/2021, na página da Diretoria de Processos Seletivos.

Saiba mais sobre as modalidades de ingresso em vagas remanescentes

Transferência Externa: destinada ao candidato regularmente matriculado em curso superior de graduação de outra instituição credenciada pelo Ministério da Educação. Exige-se nota do Enem dos anos de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

Obtenção de Novo Título ou Segunda Graduação: destinada a candidatos que possuem curso superior. A seleção é realizada pela média das notas das disciplinas cursadas na graduação.

Aproveitamento da lista de espera: destinada ao candidato classificado na lista de espera da UNIFAL-MG que não foi convocado na chamada regular dos dois últimos editais SISU/UNIFAL-MG.

Remanejamento Interno entre Cursos: transferência de um curso para outro da própria UNIFAL-MG.

Remanejamento Interno entre Turnos: é um procedimento de mudança de turno, desde que mantidos o curso, a modalidade, o grau e a habilitação.

Reingresso: é a possibilidade de discentes graduados na UNIFAL-MG obterem graduação em outra modalidade do curso, tais como bacharelado e licenciatura, habilitações ou ênfases.

Rematrícula: destinada ao discente que teve a matrícula cancelada de retornar ao mesmo curso de graduação.

Programas específicos: é a modalidade destinada aos candidatos pertencentes a programas mantidos pela UNIFAL-MG.