Professora da UNIFAL-MG fala sobre importância de lavagem adequada das mãos e demonstra técnica para higienização completa com álcool 70% ou água e sabão

No Dia Mundial de Higienização das Mãos (05/05), o jornal Bom Dia Cidade conversou com a professora Ana Carolina Barbosa Padovan, do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, sobre recomendações para a lavagem correta das mãos no combate ao coronavírus. Na oportunidade, a docente demonstrou como fazer a higienização completa e falou sobre os produtos que podem ser utilizados.

Segundo a professora, qualquer sabonete ou sabão, líquido ou em barra, atua contra o coronavírus, uma vez que dissolve os lipídios e quebra as proteínas do vírus, quando a técnica de lavagem é correta. “Mesmo com álcool em gel ou álcool líquido 70%, a gente tem que aplicar na nossa mão e, primeiro, esfregar bem as palmas, depois o dorso das nossas mãos, o dorso dos dedos – não esquecer do polegar -, depois as nossas unhas e os pulsos. Por quanto tempo devo fazer isso? Você pode usar, mais ou menos, a música do ‘parabéns para você’, cantar duas vezes é o tempo ideal para realizar todas essas etapas de forma eficiente”, explicou a docente. Ela também mencionou a frequência com que se deve fazer a higienização e destacou a eficácia do álcool em gel, que também promove a inativação do vírus.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9489174/