Projeto “Cultivando Sistemas Regenerativos Urbanos Sistemas Regenerativos Urbanos”, em implantação no campus Varginha, é destaque na TV Princesa

O projeto “Cultivando Sistemas Regenerativos Urbanos da UNIFAL-MG” (SRU Varginha) foi destaque em reportagem da TV Princesa, de Varginha, no dia 13/05. A ação, criada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade, conta com o apoio da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UNIFAL-MG (CPMAS), Prefeitura de Varginha, Festival Solar de Alfenas e de membros da comunidade local e regional.

Conforme relatado na matéria, a proposta do SRU Varginha prevê a implementação de um sistema regenerativo com aproximadamente 7.200 m2 de área, uma floresta comestível com 800 unidades de plantas distribuídas em 120 espécies distintas, com alta capacidade nutricional e em sua maioria, raras no mercado tradicional.

De acordo com o professor Everton Rodrigues da Silva, um dos coordenadores do SRU Varginha, o objetivo principal é “promover uma transformação da mentalidade cultural dos indivíduos e da sociedade como um todo, no sentido de fazer com a sociedade seja ambientalmente equilibrada, seja mais inclusiva, produza benefícios econômicos, mas alinhado à sustentabilidade”, disse à reportagem.

O professor também falou sobre as possibilidades da replicação de iniciativas como  SRU no estímulo da educação ambiental, nos novos usos de espaços, no engajamento do trabalho coletivo e outros benefícios. “Nós estamos em um sistema. Então, um sistema depende de elementos diferentes que se retroalimentam positivamente”.

Saiba mais sobre o projeto em: UNIFAL-MG implementa sistema regenerativo urbano em Varginha; ação institucional prevê o plantio de mais 800 plantas no campus universitário e a criação de um espaço transdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão.

Assista a reportagem completa:

A reportagem está disponível no canal da TV Princesa, no youtube: https://youtu.be/PnjZacS4MbE