Portal de notícias da região repercute matéria sobre os impactos dos cortes orçamentários na UNIFAL-MG

A audiência pública, realizada virtualmente pela UNIFAL-MG no dia 10/06, a respeito dos cortes orçamentários sofridos pelas universidades federais brasileiras, ganhou repercussão no portal Varginha Digital nesta quarta-feira, 16/06.

O portal divulgou na íntegra a reportagem feita pela equipe da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG, a qual destacou as reduções orçamentárias ocorridas nos últimos 5 anos. Conforme a matéria, a Universidade perdeu cerca de R$ 20 milhões do orçamento discricionário aprovado para 2021, montante destinado às despesas para funcionamento, se comparado ao ano de 2016. A essa situação, acrescenta-se uma inflação acumulada de quase 30%, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

“Apesar de termos essa queda nos últimos cinco anos, o número dos nossos alunos, das ações e dos projetos que as universidades federais desenvolvem só tem crescido”, destacou o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, durante a audiência. Na oportunidade, ele lembrou que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) têm denunciado cortes orçamentários aplicados às universidades.

Detalhes sobre o tema podem ser conferidos na reportagem divulgada pela Dicom: “Em audiência pública, Reitoria apresenta os impactos dos cortes no orçamento das Universidades Federais na UNIFAL-MG; redução de recursos chega a mais de R$ 12,6 milhões em relação a 2020”.

Acesse também, a repercussão no portal Varginha Digital: UNIFAL-MG: Veja os impactos dos cortes no orçamento das Universidades Federais