Visita técnica de professores do Instituto de Ciência e Tecnologia a Bandeira do Sul sinaliza oportunidade de prestação de serviços para o município; iniciativa visa organizar planejamento integrado de saneamento básico

Auxiliar a comunidade mediante a prestação de serviços é uma das ações empreendidas por universidades públicas. Na UNIFAL-MG, essa forma de contribuição para a sociedade poderá se concretizar com mais uma parceria, após professores do Instituto de Ciência e Tecnologia, do campus Poços de Caldas, serem convidados a uma visita técnica ao município de Bandeira do Sul, por iniciativa da Prefeitura. A proposta é, para melhor organização do setor de saneamento no município, desenvolver um Plano Municipal de Saneamento Básico pensado a curto, médio e longo prazo.

Visita realizada ao município de Bandeira do sul no dia 6/8 (Foto: Reprodução/Prefeitura de Bandeira do Sul)

O Plano consiste no planejamento integrado com base em quatro componentes: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, coleta de lixo e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. “A maior parte dos trabalhos realizados na área de saneamento é para solucionar problemas que ocorrem no dia a dia. Essa é uma questão que acontece na maioria dos municípios do país. A busca da Prefeitura pela universidade vem justamente no sentido do planejamento para execução de melhorias com programas, projetos e ações”, disse o Prof. Rafael Brito de Moura, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, e coordenador do curso de Engenharia Ambiental.

Ao lado dele, na visita técnica, estiveram os professores Rafael de Oliveira Tiezzi e Karl Wagner Acerbi, acompanhados do engenheiro Luiz Francisco Fernandes Pereira, do prefeito Edervan Leandro de Freitas, do vice-prefeito Paulo Luan Paulino e de colaboradores municipais. Os docentes Alexandre Silveira e Paulo Henrique Junker Menezes, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, também participaram do projeto. “Está agendada, para o dia 25 de agosto, uma segunda visita, na qual se apresentará uma proposta, com orçamento, para a execução do Plano Municipal”, comentou o Prof. Rafael Brito.

(Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Bandeira do Sul)

De acordo com ele, esse tipo de parceria é importante tanto para o município quanto para a Universidade. “Para o município, é importante pois ele consegue unir, em uma única proposta, profissionais extremamente qualificados e de diferentes áreas. Além disso, existe a facilidade de se trabalhar com as fundações de apoio, que fazem toda a gestão dos recursos recebidos pelo projeto. Toda essa estrutura acaba barateando um pouco os custos”, ressaltou. Quanto à Universidade, para o professor, as parcerias possibilitam o envolvimento de discentes em situações aplicadas à área de formação. “Os docentes também conseguem ter maior experiência prática, possibilitando ampliar os exemplos que são ensinados em sala de aula”, completou.

(Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Bandeira do Sul)

No campus de Poços de Caldas, com a presença de equipe multidisciplinar de professores, há abrangência no setor de prestação de serviços. O campus oferece os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, e conta com profissionais qualificados para atuar em projetos em todas as áreas destacadas.

Além do município de Bandeira do Sul, o Instituto de Ciência e Tecnologia já realizou o plano municipal para Cachoeira de Minas. “Os resultados deste projeto foram excelentes”, finalizou o Prof. Rafael Brito.