Estudo da UNIFAL-MG sobre uso de açúcar natural para atenuar efeitos da seca em plantações de milho é destaque na mídia local

No dia 12/9, o jornal Alfenas Hoje destacou, em matéria, pesquisa coordenada pelo professor Thiago Corrêa de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da UNIFAL-MG, sobre a capacidade de a trealose, um açúcar natural, amenizar os efeitos da seca nas plantações de milho. O estudo, desenvolvido desde 2018, contou com participação de pesquisadores da Universidade em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O grupo aplicou a substância na plantação de milho instalada no Horto Botânico e Medicinal da Unidade Educacional Santa Clara da UNIFAL-MG. A parte química, que aconteceu antes da aplicação dos compostos, foi desenvolvida no Instituto de Química (IQ) da Universidade.

Conforme explicou o coordenador da pesquisa, a ideia para o desenvolvimento do estudo partiu do contexto da agricultura brasileira, que enfrenta estresses ambientais como seca, um dos fatores que mais afeta a produção de milho no país.

“O estudo foi realizado com vários parceiros da UNIFAL-MG e da Embrapa, o que trouxe um espaço multidisciplinar de aprendizagem para todos nós. Foram geradas dissertações, iniciação e artigos científicos relevantes, o que demonstra que contribuímos para a ciência não apenas com a geração de produtos, mas também com a formação de novos pesquisadores”, salientou o pesquisador.

Para mais detalhes da pesquisa, confira a matéria completa no link: https://alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=20676

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG