Parceria entre o projeto de extensão UNIFAL-MG em Sintonia e Accel doa cestas básicas para população; projeto busca novos parceiros para manter o atendimento

Em decorrência da pandemia de covid-19, diversas famílias foram impactadas com o desemprego e, consequentemente, sofrem dificuldades no atendimento de necessidades básicas. Para amenizar o problema, projetos sociais e parcerias são formadas para atender a população em condição de vulnerabilidade social. Um exemplo de ação em prol da solidariedade é a parceria entre do projeto de extensão UNIFAL-MG em Sintonia e a Associação Comunitária, Cultural, de Esporte e Lazer dos Servidores e Familiares da Universidade Federal de Alfenas (Accel).

A ideia da parceria surgiu após a Accel tomar conhecimento do projeto em dezembro de 2020 e, com decisão do Conselho Fiscal da entidade, reverteu a verba arrecadada para a festa de fim de ano dos funcionários em cestas básicas para doação. Desde então, a associação doa recursos financeiros mensais ao projeto.

Com as doações financeiras, o projeto adquire cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social de Alfenas. (Foto: arquivo/Unifal em Sintonia)

Conforme a professora Marisi Gomes Soares, coordenadora do projeto e docente do Instituto de Química da UNIFAL-MG, o número de famílias assistidas varia ao longo do ano,  visto que a assistência é dada de acordo com a necessidade e disponibilidade da verba arrecadada. Os critérios para a escolha e o mapeamento dos assistidos são definidos pela equipe de assistência social e seleciona as famílias por prioridades. De acordo com a professora, casos de gravidez na adolescência, de jovens que já viviam em situação de vulnerabilidade, têm aumentado e são atendidos com urgência.

Segundo relato da professora Marisi Gomes, o número de doações caiu em comparação com 2020, quando a iniciativa arrecadava a média de R$ 3 mil por mês. Pela quantidade de famílias identificadas em situação de vulnerabilidade, a professora reforça a importância da parceria com a Accel, pois, atualmente, é a principal mantedora do projeto.

“Precisamos divulgar mais o projeto e sua importância, pois algumas famílias com crianças provavelmente estariam passando fome sem nosso auxílio, ouço isso de muitas mães que consigo acompanhar mais de perto”, finaliza Marisi Gomes.

Aos interessados em colaborar com o projeto, as doações de qualquer quantia podem ser feitas diretamente para Facepe, pela conta: Banco do Brasil – Agência: 0168-6 – Conta Corrente: 10238-5 – CNPJ: 25.657.149/0001-79. Após o depósito, é necessário enviar o comprovante e informar que a doação é para o projeto Unifal em Sintonia com envio do comprovante para os e-mails: financeiro@facepealfenas.org.br e unifal.sintonia@unifal-mg.edu.br.