Ação solidária do time Enactus UNIFAL-MG beneficia população em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Alfenas

O time Enactus UNIFAL-MG realizou a doação de cestas básicas de produtos alimentícios às instituições Casa dos Meninos (Dias Melhores) e Associação Beneficente Cáritas de Alfenas. A ação solidária beneficiou os assistidos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

De acordo com Fernanda Manzini, estudante que preside o time Enactus na Universidade, a ideia para a ação surgiu a partir de uma divulgação de uma iniciativa criada pela Fundação Cargill, feita pela Enactus Brasil. “A empresa Cargill disponibiliza, todos os anos, um Fundo Humanitário de apoio para fortalecer a economia local, agricultura familiar e bancos de alimentos em localidades onde a instituição está presente”, conta. Segundo ela, neste ano, houve um repasse de recursos monetários aos times pertencentes à rede Enactus, os quais deveriam submeter propostas ao edital, cujo objetivo seria contemplar comunidades necessitadas diante do atual cenário social, econômico e sanitário causado pela Covid-19.

“A Enactus UNIFAL-MG se encaixou nos critérios estabelecidos e assim iniciamos a busca por ONGs da cidade de Alfenas e o repasse de todas as informações pedidas pela Fundação Cargill por intermédio da Enactus Brasil”, diz, informando que o mapeamento feito coletou dados como número de pessoas assistidas, responsáveis pela instituição e orçamentos de cestas básicas nos supermercados da cidade.

Com o repasse de R$ 2.285,71, o time conseguiu organizar 22 cestas – 11 para cada ONG – e conforme a demanda de cada instituição, foram privilegiados nas cestas produtos alimentícios como arroz, feijão, açúcar, macarrão, óleo, café, biscoitos, entre outros. “Um valor final remanescente foi utilizado para a compra de guloseimas e entregues juntamente às cestas, uma vez que o público atendido pelas instituições era em sua grande maioria crianças”, acrescenta.

A entrega das cestas foi realizada no dia 13/09, em ambas as instituições com a presença de duas integrantes time Enactus UNIFAL-MG: Keli Martins (membro da diretoria de financeiro) e Fernanda Manzini (presidente do time).

Outras iniciativas de solidariedade do time Enactus UNIFAL-MG

Atualmente, o time Enactus possui três projetos, os quais são desenvolvidos junto à comunidade alfenense. São eles: o projeto Vitrine do Bem, o projeto Botando Reparo e o projeto TIC TAC.

O projeto Vitrine do Bem foi fundado em 2020 frente ao cenário da Covid-19, a fim de auxiliar na divulgação e capacitação de ONGs e projetos sociais de todo o Brasil. Contando com parcerias com instituições de diversas localidades, o projeto oferece regularmente oficinas gratuitas e abertas a todos os públicos, as quais buscam orientar quanto a assuntos voltados à gestão financeira, de recursos humanos, estruturação de ONGs, entre outros. A Vitrine do Bem também divulga campanhas de arrecadação e ações desenvolvidas pelos parceiros, tendo como principal objetivo facilitar e potencializar as doações recebidas por esses projetos, como: bazares, campanhas de agasalhos, vaquinhas para doações, compras de cestas, drive tours de alimentos para arrecadação de fundos, entre outros.

Já o projeto de sustentabilidade Botando Reparo, visa criar uma rede composta por profissionais do ramo da costura, empregando as mídias sociais para promover o trabalho e gerar uma maior visibilidade e acesso à serviços. O projeto já realizou um bazar solidário no ano de 2019, com roupas adquiridas por membros do próprio time. O time busca, no ano de 2021, repetir a ação, seguindo todos os protocolos sanitários do município.

A troca de serviços e produtos sem cobrar dinheiro é a proposta do projeto TIC TAC. Desenvolvido a partir do modelo dos Bancos de Tempo europeus e adaptado para a realidade do Sul de Minas Gerais, o projeto é um espaço de oportunidades para pessoas realizarem trocas sem monetização, de forma a proporcionar o acesso a serviços e produtos que antes não poderiam por condições socioeconômicas.

Saiba mais sobre a atuação do time Enactus UNIFAL-MG no Instagram: @enactusunifal.