UNIFAL-MG promove Dia da Sustentabilidade com palestra e oficina; evento antecipa ação institucional de implementação da coleta seletiva nos campi da Universidade

Com o intuito de fomentar ideias, ações e mudanças sociais transformativas para o desenvolvimento local e institucional sustentáveis, a UNIFAL-MG promoveu, em 22/9, o “Dia da Sustentabilidade 2021”. O tema do evento antecipou o lançamento da coleta seletiva nos campi da Universidade, prevista para implantação ainda em 2021.

Promovido pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS), com apoio do Programa de Extensão Legado Ambiental, a abertura contou com a participação do professor  Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, da professora Eliane Garcia Rezende, pró-reitora de extensão, e da gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Julieta Aparecida Moreira.

A professora Luiza Eugenia Cirne, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-PB), foi a palestrante do “Dia da Sustentabilidade”. (Foto: reprodução/Youtube).

Pela manhã, foi realizada a palestra “Mobilização social em saneamento ambiental: coleta seletiva como elemento integrador da gestão compartilhada e colaborativa”, ministrada pela professora Luiza Eugenia da Mota Rocha Cirne, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-PB). Na oportunidade, a pesquisadora salientou a importância da consolidação do empreendimento e formação jurídica dos colaboradores do projeto para criação de coletivos dos catadores de resíduos. “Para que uma cooperativa realmente funcione dentro dos padrões, é necessário fortalecer esse coletivo”, comenta.

No período da tarde, houve a realização da oficina participativa “Legado Ambiental”, para abordar a temática Reciclagem de Resíduos, com o ministrante Pedro Henrique Mesquita Silvério, mestrando em Ciências Ambientais (PPGCA/UNIFAL-MG).

De acordo com a gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a CPMAS apoia o projeto de extensão ColetAtiva UNIFAL-MG, o qual desenvolve as etapas para implantação da coleta seletiva nos campi, cujo início está previsto, na Sede, para o mês de outubro. “Temos previsto um momento de diálogo com os colaboradores que atuam diretamente com a limpeza do campus, visando a esclarecimentos e à sensibilização, para contar com o apoio destes membros fundamentais em nossa comunidade e avançar com as implantações de lixeiras apropriadas, inicialmente nas áreas de maior circulação de pessoas”, detalha Julieta Moreira.

O Dia da Sustentabilidade 2021, conforme a gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mostrou-se relevante na busca pelo engajamento de discentes, servidores e demais colaboradores da UNIFAL-MG, junto aos participantes da comunidade externa, nas reflexões em sustentabilidade. Segundo Julieta Moreira, o evento demonstra o comprometimento da Instituição com o desenvolvimento sustentável, assim como a preocupação e esforços da UNIFAL-MG para a formação de acadêmicos e cidadãos com pensamento crítico, dispostos a solucionar os problemas políticos, econômicos, sociais e ambientais na sociedade.

Para o acadêmico Matheus Maniezo Fernandes, do 1º período de Ciências Biológicas, a oportunidade de participar do evento foi um aprendizado motivador. “O evento foi incrível, nunca pensei que pudesse conhecer tanto sobre um assunto tão amplo em apenas um dia. A palestra da professora Luiza me mostrou que sempre devemos lutar pela conservação do nosso planeta, mesmo que muitos falem o contrário e tentem nos impedir”, comenta o estudante. “E a Oficina Legado Ambiental, sobre reciclagem, me ensinou tantas coisas novas sobre esse assunto tão presente no nosso dia a dia que entendi que nunca se deve parar de pesquisar a aprender”, complementou.

Em breve, será divulgado um edital de chamada pública com o objetivo de cadastramento e seleção dos coletores de resíduos recicláveis, inicialmente de Alfenas, que demonstrem interesse na destinação desses resíduos dos campi do município.

Confira o evento completo no link abaixo: