“Formação de Professores: pesquisas sobre processos e travessias” – Ana Abreu et al.

Uma oportuna referência de leitura para pesquisadores e professores que trabalham na formação de outros professores acaba de ser lançada pela Editora Mentes Abertas. A obra “Formação de Professores: pesquisas sobre processos e travessias”, que conta com a organização da professora Ana Abreu, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, é resultado de investigações científicas realizadas por integrantes do Grupo de Pesquisa FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade Docente, formado por professores da UNIFAL-MG e outras universidades convidadas.

O livro é um convite para aprofundar os estudos nas temáticas sobre formação e profissionalidade que contemplem o processo inicial e permanente na construção de conhecimento dos docentes. Ao longo de 292 páginas, o leitor irá percorrer por 12 capítulos, os quais abordam questões a respeito dos temas: formação docente, educação infantil, educação inclusiva e trabalho docente.

Na produção escrita, há 15 autores. Desses, 11 fazem parte do corpo docente da UNIFAL-MG: Fabiana de Oliveira, André Sena Mariano, Ana Abreu, Marta Rovai, Robson Carvalho, Ronaldo Auad Moreira, Célia Weigert, Débora Felício Faria, Carla Fernandez, Myrthes Dantas, Julia Brazil. Como autores externos à UNIFAL-MG, é possível citar os professores: Alexandre Nishiwaki da Silva, da UFSCAR; Cintia Maria da Silva Moreira, da USP/Secretaria do Estado de São Paulo; Marina Graziela Feldmann e Andréia Regina Silva Cabral Libório, da PUC-SP.

Conforme menciona a docente Ana Abreu, a obra reúne estudos, conteúdos, didáticas, fundamentos, metodologias e princípios da formação e do trabalho docente nas mais diversas áreas. Além disso, possibilita a organização, criação e compreensão das formações inicial e continuada de construção

“Somos, antes de tudo, professores com um percurso profissional que se identifica pela participação política e acadêmica na construção permanente de ações formativas”, destaca a Profa. Ana Abreu. (Foto: Arquivo Pessoal)

pedagógica, histórica e social com aportes teóricos críticos. “Somos, antes de tudo, professores com um percurso profissional que se identifica pela participação política e acadêmica na construção permanente de ações formativas junto aos professores, ações estas que nos colocam numa reflexão direta com os desafios educacionais contemporâneos”, destaca.

Aos interessados em adquirir ou saber mais sobre “Formação de Professores: pesquisas sobre processos e travessias”, a obra pode ser encontrada no portal da editora, link:

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG