Projetos da UNIFAL-MG aderem a plataformas de áudio para divulgação de podcasts sobre ciência, atualidades, saúde e conhecimentos gerais; no Dia do Podcast, ouça algumas das produções desenvolvidas pela comunidade acadêmica

O aumento de acesso a podcasts marcou 2020. De acordo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em apoio à Pesquisa Globo Podcast, o Brasil registrou, somente em um ano, o ganho de 7 milhões de ouvintes com mais de 16 anos de idade. Em comemoração do Dia do Podcast, celebrado neste 21 de outubro, a UNIFAL-MG reúne indicações de programas de áudio desenvolvidos pela comunidade acadêmica para a divulgação da ciência de forma acessível. As temáticas dos projetos abrangem saúde, atualidades, ecologia e conhecimentos gerais ou específicos, mediante colaboração de pesquisadores de cada área.

“Minutos mentais” é o projeto que elabora episódios sobre Saúde Mental de semana a semana, com base em artigos científicos. Até o momento, os episódios já publicados falam sobre alimentação e exercícios físicos em relação à saúde mental; transtornos ansiosos; processo de envelhecimento, pandemia e depressão; linha do tempo da psiquiatria brasileira, entre outros.

Conforme explicou a equipe do projeto, que é vinculado à Liga Interdisciplinar em Saúde Mental da Universidade, as informações são transpostas para linguagem mais didática para o público, a fim de quebrar o estigma da doença mental, institucionalização de sujeitos e visão biomédica da saúde. “O projeto visa obter uma maior conscientização da população em relação às pessoas em sofrimento e promoção de saúde”, completa o grupo. Os podcasts estão disponíveis no Spotify. 

Para esclarecer dúvidas sobre a ciência, a UNIFAL-MG inova com o projeto “A Voz da Ciência”, no quadro de perguntas “Fale com a UNIFAL-MG”. “A comunidade envia uma série de perguntas sobre um tema, conforme a temporada, e buscamos pessoas da Universidade qualificadas para uma resposta. Geralmente, coletamos cerca de 40 perguntas por temporada, que são respondidas e editadas para serem disponibilizadas pela Rádio Federal FM”, descreve Prof. Lucas Lopardi Franco, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Até o momento, há 82 episódios de podcasts divididos em quatro temporadas disponíveis para quem quiser acessar o quadro de perguntas pelo Spotify. A primeira temporada foi sobre a Covid-19, a segunda sobre Assuntos Diversos, a terceira abordou Saúde Mental e a quarta, o Uso Racional de Medicamentos. As perguntas, feitas pela comunidade, são respondidas por pesquisadores da UNIFAL-MG.

No âmbito da saúde, a UNIFAL-MG conta com o projeto “Vacinas: fatos, mitos e verdades”, desenvolvido pela equipe da Liga Acadêmica de Alergologia e Imunologia (LAAI), para ajudar na divulgação de informações sobre a ação das vacinas, tipos, benefícios e principais efeitos. Há podcasts sobre vacinação e maternidade, vacinação na infância e na adolescência e vacinação em pessoas com imunodeficiência.

Outros projetos em destaque são “Divulgação científica: Ecologia, Evolução e Educação”, que criou o programa Eco-Evolução, com participação de integrantes do Laboratório de Ecologia de Fragmentos Florestais (ECOFRAG), vinculado ao Instituto de Ciências da Natureza (ICN), e convidados externos, e “Inspire-se em Podcast”, desenvolvido pelo Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico (Progrida/Prace).

A Diretoria de Comunicação Social também apresenta uma sequência de produções em áudio com o quadro “UNIFAL-MG em Podcast”, veiculado pelo Conexão Federal FM, da Rádio Federal FM. O objetivo é divulgar episódios únicos ou em série sobre temas atuais, com participação de professores e pesquisadores especialistas em determinado assunto. Entre os temas disponíveis no momento, estão as séries “De Bem com o Corpo”, “Neurociências do Cotidiano” e “Pandemia em Podcast”. Outros episódios abordam temas como osteoporose e imposto de renda. “Os podcasts são uma ótima ferramenta para divulgar conteúdos que estão na pauta do dia, de forma sucinta e com linguagem acessível, para acesso em todos os lugares. Aí está uma das grandes contribuições a ser explorada para disseminar informações científicas, em conversa com pesquisadores, e combater notícias falsas”, destaca a equipe da Dicom. O “UNIFAL-MG em Podcast”, disponível em Libras, está no Spotify, Anchor e Youtube.

Ferramenta em crescimento no Brasil, o podcast leva informações on-line ou off-line a quem busca notícias, entretenimento, curiosidades, debates ou análises, facilitando o acesso em qualquer horário do dia, mesmo durante a realização de outras atividades. Acesse os podcasts da matéria nos links abaixo: 

 

 

Copy link
Powered by Social Snap