UNIFAL-MG avança no Plano de Retomada Presencial; etapas 2 e 3 preveem retorno seguro e gradual de disciplinas práticas para estudantes de 2º e 3º ano, a partir de janeiro de 2022

A UNIFAL-MG autorizou o avanço para as Etapas 2 e 3 do Plano de Retomada das Atividades Presenciais dos cursos de graduação de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Essa decisão foi discutida em reunião do Colegiado da Pró-Reitoria de Graduação e disposta na Resolução n° 038, de 22 de novembro de 2021. A medida orienta o retorno de forma escalonada e/ou híbrida, com parte presencial e parte remota, seguindo todos os protocolos de biossegurança contra a covid-19, a partir do dia 24/01/2022. O início da terceira etapa está previsto para 08/03/2022.

Na segunda etapa, denominada intermediária, com incremento gradual de discentes por turma e campi, terão prioridade de retorno as turmas do 3° ano nas disciplinas que são pré-requisitos para avanço no curso. Ficam mantidas em oferta remota todas as disciplinas teóricas já iniciadas nessa modalidade. As turmas de 2° ano poderão ser retomadas com disciplinas que são pré-requisitos e que não são passíveis de oferta remota.

De acordo com o Prof. Francisco Xarão, o retorno gradual busca permitir melhor monitoramento das atividades e o afastamento físico nos ambientes onde se desenvolve a atividade presencial. (Foto: Arquivo UNIFAL-MG)

“Isso significa que, nas turmas já em andamento, podem ingressar mais estudantes, e novas turmas poderão ser ofertadas para os 3º e 2º anos de cada curso. Aqueles cursos que já atenderam a demanda das disciplinas previstas na etapa 2 também já poderão avançar na oferta de disciplinas dos ingressantes. Cabe destacar que só se aplica às disciplinas práticas que não tiveram nenhum tipo de oferta em 2020 e estão atrasadas em 2021. Todas as outras que estão em oferta remota assim irão permanecer até o final do semestre de 2021/2”, explicou o pró-reitor de Graduação, Prof. José Francisco Lopes Xarão.

Conforme o pró-reitor, o avanço gradual tem o objetivo de permitir melhor monitoramento das atividades e o afastamento físico nos ambientes onde se desenvolve a atividade presencial. No momento, recomenda-se o limite de 40% por ambiente, a fim de garantir restrição moderada, por turno, de circulação de servidores, discentes, colaboradores terceirizados e usuários dos serviços da unidade.

Na etapa 3, denominada etapa avançada de baixo risco para retomada das atividades presenciais, poderão retornar prioritariamente as turmas do 2° ano de cada curso. Naqueles que já retomaram, as turmas do 1º ano cujas atividades não são passíveis de oferta remota poderão avançar para a retomada. É da competência dos Colegiados de Curso definir critérios para (re)organização das turmas adequados aos protocolos de biossegurança. Nessa fase, as Bibliotecas da Universidade estarão abertas para o empréstimo de livros e outros materiais bibliográficos, de acordo com o Plano de Atendimento das Bibliotecas, publicado pela Direção do SIBI.

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Cerveira, reforça a importância do cumprimento dos protocolos para a retomada segura das atividades presenciais. (Foto: Ivanei Salgado/UNIFAL-MG)

As estratégias de retomada da UNIFAL-MG incluem medidas educativas para a comunidade universitária, incluindo o oferecimento de curso de formação em cultura sanitária e a criação de um aplicativo para celular para monitoramento das condições epidemiológicas. O curso está disponível via extensão universitária e será reformulado para atendimento das próximas etapas do plano de retomada. O aplicativo está em fase de finalização e, em breve, será disponibilizado para estudantes, servidores e colaboradores terceirizados.

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, lembra que a Universidade não “parou” durante a pandemia. “Nos adaptamos e conseguimos entregar ensino, pesquisa e extensão de qualidade e em quantidade similar aos anos anteriores considerando os limites impostos pela pandemia”, ressaltou.

Sobre o avanço para as etapas 2 e 3 do Plano de Retomada Presencial, o professor Sandro Cerveira reafirma a importância do cumprimento dos protocolos de segurança e do ciclo vacinal dos membros da comunidade universitária. “Agora damos, com cautela e com firmeza, os passos para mais uma retomada de aulas e outras atividades presencias, atentos ao cenário epidemiológico e implantando medidas e protocolos para os quais já estamos nos preparando. Precisaremos do cuidado de todos e todas no rigoroso cumprimento das normas estabelecidas para que a retomada dessas atividades seja segura e produtiva para todos”, concluiu o reitor da UNIFAL-MG.

O retorno gradual e seguro segue as recomendações do Protocolo de Biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino, elaborada pela SESU/MEC, e incumbe à Comissão nomeada pela Portaria nº 780, de 19 de maio de 2020, o monitoramento das condições para retomada das atividades em momento oportuno.  Casos excepcionais são avaliados pelo Comitê de Acompanhamento e Prevenção, composto por 70 membros, entre professores, técnicos e estudantes.

O Plano de Retomada Presencial pode ser acompanho na página: Retomada Gradual e Segura.