UNIFAL-MG realiza evento de Inovação, Desenvolvimento e Empreendedorismo em Interação na Biotecnologia: BIOTEC INOVA e diretório acadêmico Rosalind Franklin foram os organizadores do 1º IDEA BIOTEC

A empresa júnior BIOTEC INOVA juntamente ao diretório acadêmico Rosalind Franklin,  realizou o “1º IDEA BIOTEC – Semana da Inovação, Desenvolvimento e Empreendedorismo em Interação na Biotecnologia”. Coordenado pelos professores Marcos Vinicios Salles Dias, Marina Quadrio Raposo Branco Rodrigues e Daniel Bonoto Gonçalves, o  evento aconteceu no formato on-line no final de novembro, com transmissão pelo canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube.

O objetivo do encontro foi fomentar, discutir e apresentar perspectivas das ações de empreendedorismo e inovação em Biotecnologia, bem como suas aplicações em processos e produtos voltados para a saúde humana e animal, meio ambiente, agropecuária, energia e indústria de alimentos, e seus impactos na economia e na sociedade. Segundo a docente Marina Quadrio Raposo Branco Rodrigues, as atividades da programação proporcionaram a oportunidade de motivar os participantes a inovar e empreender. “As mesas-redondas, os minicursos e o desafio criaram novas conexões entre a UNIFAL-MG e startups e empresas de base tecnológica”, afirmou a coordenadora adjunta do evento.

(Foto: Arquivo Pessoal da coordenação do evento)

No primeiro dia do evento, os participantes puderam prestigiar a mesa-redonda, “Startups: ambientes de inovação”, ministrada pelas representantes das empresas do Supera Parque de Ribeirão Preto, Ana Luiza Forte (empresa EleveScience) e Carolina Caliari (empresa InSitu-terapia celular).

Já nas mesas, “O papel da academia no fomento à inovação e empreendedorismo” e “Pesquisa, Inovação e desenvolvimento em Biotecnologia nas empresas” os ministrantes foram os convidados: Anna Cláudia Alves de Souza (startup Recombine), Paulo Afonso Granjeiro (UFSJ), Bianca Cristina Carvalho Reis (empresa Biotécnica), Rafael Cunha de Assis Castro (empresa Natura) e Julio Cesar Cetrulo Lorenzi (empresa Moderna Biontech).

Participaram do “Desafio de Sustentabilidade e Biotecnologia”, as equipes, CyberSustentabilidade, formada por Caio Barreto Fernandes e Marcelo Ramos de Anchieta; Tucumã, formada por Kimberly Luciana Beira-Mar dos Santos, Lucas Filipe Almeida e Riziane Ferreira Gomes; e Innsumo, integrada por Diego Fernandes Lívio, Hiure Gomes Ramos Meira, Maria Auxiliadora de Oliveira e Paulo Afonso Granjeiro.

A equipe Innsumo foi a vencedora do desafio, cuja banca avaliadora contou com a presença de Rafael Cunha  (pesquisador da Natura); Arthur Lobato  (sócio fundador da Prosource Biotecnologia, startup incubada na Biominas Brasil) e Daniel Bonoto (professor da UFSJ e mentor do Desafio).

Os minicursos, “Engenharia genômica: metodologias de edição”, “Modelagem Molecular aplicada ao desenvolvimento de fármacos” e “Fagoterapia”, contaram com Swiany Silveira Lima (UEMG), Alex Gutterres Taranto (UFSJ) e Mateus de Souza Terceti (UNIFAL-MG) como seus respetivos ministrantes.

Conforme compartilhado pelos participantes, o evento foi proveitoso ao oferecer uma programação tão rica na temática inovação e empreendedorismo. “O 1º IDEIA Biotecnologia foi um evento incrível! As apresentações das empresas e suas inovações trouxeram muito conhecimento e inspiração para novos projetos ainda por vir! As mesas-redondas foram extremamente esclarecedoras, abordando as dificuldades de uma startup e de desenvolver novas tecnologias, por exemplo”, afirmou Caio Barreto Fernandes, discente do 2º período do curso de Biotecnologia.

Para o acadêmico, a melhor parte do evento foi o desafio, onde os participantes tiveram que apresentar um projeto ligado à sustentabilidade. “Eu não tinha nenhum projeto ou startup antes do desafio, então, as mentorias para auxiliar a desenvolver o pitch e a dinâmica do desafio, em geral, trouxeram muito aprendizado para mim! Sem dúvidas, foi um evento extremamente importante para mim e para minha formação”, declarou. 

Sobre a realização do evento

De acordo com o professor Marcos Vinicios Salles Dias, coordenador do evento, como a Biotecnologia é a segunda área que mais cresce no mundo e, associada ao empreendedorismo e inovação tecnológica, pode representar um vasto campo de atuação do egresso do curso de Biotecnologia da UNIFAL-MG. O evento apresenta a perspectiva do campo de atuação para os futuros biotecnologistas, considerando a necessidade nacional da criação de novos negócios inovadores com produtos e serviços com valor agregado ao mercado”, argumenta. 

Tal afirmação é complementada pelo depoimento da discente do curso de Biotecnologia e presidente da empresa júnior, Brenda Caroline Pereira. “Acredito que construir um evento foi muito desafiador para nós, membros da Biotec Inova, mas que nos deu a oportunidade de trabalhar habilidades inexploradas, conhecer um novo mundo dentro do empreendedorismo e encontrar novas oportunidades dentro da Empresa Júnior.”

Acesse o Facebook da BIOTEC INOVA e conheça outras desenvolvidas pela empresa júnior.