“A Chave” – Cinde Costa Pereira

Malisca vivencia uma sexta-feira de desventuras fantásticas. A jovem, marcada por uma mancha azul entre o pescoço e ombro esquerdo, recebe um envelope vermelho misterioso, porém não consegue abri-lo. Ao voltar do trabalho, encontra sua cabana revirada e, ainda, um caçador no meio da sua cozinha. O que espera personagem principal da obra “A Chave” quando ela sai do seu mundo seguro para uma jornada de aventuras? Isso só os leitores, confidentes de Malisca, com quem a menina interage contando sentimentos, pensamentos e expectativas, poderão descobrir. 

A historiadora Cinde Costa é apaixonada por literatura desde quando frequentava a Biblioteca Municipal de Ilicínea, sua cidade de origem. (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre 246 páginas, a obra escrita por Cinde Costa, egressa do curso de História da UNIFAL-MG, apresenta um universo repleto de uma magia singular, a qual se conecta com a natureza através de ciclos, equilíbrio e bem-estar, inserida em temporalidade e espaço sem tecnologia ou facilidades contemporâneas. “Optei por criar um universo com identidade, sentido e cosmovisão própria. É alta fantasia, onde tudo é fictício. A maior parte dessa história se passa em Ansur, uma vila situada entre montanhas e florestas, mas a personagem conhecerá outros lugares”, explica Cinde Costa.

Segundo a escritora, a personagem principal, Malisca, não tem habilidades a priori, nem passará por um treinamento com um mestre, como acontece em boa parte das histórias de fantasia. “Não. Ela é super desajeitada, chora, sente medo o tempo todo – ela é a pessoa que quer correr para o longe do perigo o tempo todo – mas também tem um senso de responsabilidade muito grande que impulsiona suas ações. Assim, embora não tenha correlação com a nossa realidade, quando as pessoas me chamam e dizem ‘Cinde, na vida, eu sou a Malisca’, sinto que meu objetivo foi alcançado com sucesso”, caracteriza a autora. De acordo com ela, a narrativa, de clima mais intimista, ainda conta com a presença de Suri, amiga de Malisca, e do caçador que aparece misteriosamente.

A história, narrada em primeira pessoa, se destina a leitores acima de 14 anos. Publicado primeiramente em e-book, pela Amazon, em fevereiro de 2020, o livro foi aprovado em agosto pela Editora Flyve. A pré-venda do livro físico foi agendada para abril de 2021. Hoje, existe a versão física e digital do livro. “A obra surgiu, despretensiosamente, em um dia qualquer de trabalho administrativo, em 2016, quando comecei a pensar em uma garota comum recebendo uma chave misteriosa. Bom, ‘chaves’ são objetos interessantes, narrativamente, pois sua finalidade – a de destrancar alguma coisa – tanto pode ser literal quanto metafórica. Além disso, instiga curiosidade, pois nunca sabemos o que nos espera do outro lado da barreira trancada. Achei que seria uma boa história e comecei a escrever os primeiros parágrafos”, relembrou Cinde Costa. 

Ainda sobre as inspirações e o processo de escrita, a autora e historiadora destacou a influência das disciplinas do curso de História para a produção do texto, escrito durante os anos de graduação. “A cada disciplina estudada, eu tinha mais substrato no qual pude fazer ‘A Chave’ germinar. Nesse sentido, eu tenho mais atenção aos conceitos que emprego, evito generalizações, tenho um bom arcabouço para pensar a cosmovisão do mundo que eu criei e posso desenvolver a questão da magia natural e ancestralidade embasada em artigos e estudos recentes”, disse.

De acordo com a autora, a ideia não é ter um texto literário com embasamento acadêmico, mas ampliar percepções e desenvolver isso nas histórias. “Eu estudo a colonização espanhola na América, no século XVI, por exemplo. Ler textos sobre os ameríndios e suas formas de experienciar a natureza ao seu redor é um material riquíssimo de pesquisa e entendimento para desenvolver minhas ideias. Estudar História me deu condições e segurança para desenvolver um bom texto de ficção”, completou. 

Para os leitores assíduos e apaixonados pela história, uma boa notícia: “A Chave” é o primeiro livro de uma trilogia. Aos futuros leitores que se apaixonarão por Malisca e suas aventuras, a obra está disponível neste site. 

No dia 17/11, a autora Cinde Costa concedeu entrevista à TV Grava, de Alfenas, na qual falou um pouco mais sobre o livro, o período da graduação e a paixão pela literatura já em Ilicínea, sua cidade de origem, bem como de planos para o futuro que envolvem o mestrado da UNIFAL-MG e outras histórias fantásticas. Confira:  https://youtu.be/QtF2LpUZiOk

Acompanhe o Instagram da escritora Cinde Costa