Discente da UNIFAL-MG recebe prêmio da Receita Federal por atuação no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF); iniciativa do campus Varginha presta atendimentos nas áreas contábil, tributária e fiscal a pessoas físicas e jurídicas

O universitário André Luis de Carvalho, do curso de Ciências Contábeis, campus Varginha, recebeu o prêmio de aluno destaque por sua atuação no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG. A solenidade aconteceu na Delegacia da Receita Federal em Varginha – Superintendência da 6ª Região, no dia 9/12, e foi presidida pelos superintendentes regionais, o coordenador e delegado da Receita Federal do município e a coordenadora nacional dos NAF. O Núcleo é um projeto de extensão que possibilita aos participantes experiências práticas em tributos, imposto de renda e atendimentos diversos das áreas contábil, tributária e fiscal. 

“Na minha vida acadêmica, o NAF teve total influência, pois me ajudou a desenvolver técnicas de aprendizagem e a me sentir mais integrado ao meio acadêmico”, relatou o universitário André Luis de Carvalho. (Foto: Arquivo Pessoal/André Luis de Carvalho)

Atualmente coordenado pelo professor Pedro José Papandréa, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, o NAF oferece suporte e atendimento gratuito a pessoas físicas, micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEI) e afins, com orientações sobre declaração do Imposto de Renda (pessoa física); situação e emissão de 2ª via do CPF; consulta cadastral e fiscal de pessoa física/jurídica perante a Receita Federal do Brasil (RFB); agendamento de serviços junto à RFB e outros. Saiba mais neste link. 

A premiação aconteceu no dia 9/12, na Delegacia da Receita Federal, em Varginha. Da esquerda para a direita, o discente André Luis de Carvalho e o Prof. Pedro Papandréa. (Foto: Arquivo Pessoal/Prof. Pedro Papandréa)

“Na minha vida acadêmica, o NAF teve total influência, pois me ajudou a desenvolver técnicas de aprendizagem e a me sentir mais integrado ao meio acadêmico. Quanto ao prêmio, foi a sensação de ver todo o meu esforço recompensado, ver quanto foi importante cada hora dedicada ao projeto e perceber que cada pessoa que ajudei estava ajudando a mim mesmo”, disse André de Carvalho. 

Conforme contou o coordenador Pedro Papandréa, os universitários são protagonistas de todo o atendimento oferecido pelo projeto. “A ideia principal é proporcionar aos alunos contato com atendimento ao público e com a atividade de assessoria e consultoria, colocando em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula e nas demais atividades de ensino e extensão universitária. O projeto é também uma ligação com a comunidade externa, uma porta para que a sociedade entre na UNIFAL-MG, faça parte da nossa rotina. No entanto, não substituímos os trabalhos dos escritórios contábeis: damos apoio ao cidadão como uma ligação deste aos serviços da Receita Federal”, explicou. 

A participação no NAF é uma porta de entrada ao mercado de trabalho, segundo o Prof. Pedro Papandréa. (Foto: Arquivo Pessoal/Prof. Pedro Papandréa)

Para os participantes, de acordo com o docente, o NAF, desenvolvido em parceria com a Receita Federal, é também uma porta de entrada ao mercado de trabalho. “Esse é um grande diferencial, pois há uma boa carga de cursos e treinamentos exclusivos e certificados aos integrantes”, relatou o Prof. Pedro Papandréa. Ao ganhar o prêmio, inclusive, o universitário André de Carvalho relembrou participações em  treinamentos tanto presencias quanto em plataforma desenvolvida para o NAF.

“Isso me estimulou a fazer o trabalho de conclusão do Programa Integrado de
Ensino, Pesquisa e Extensão (PIEPEX),  com o tema relacionado à educação fiscal. Sem os conhecimentos adquiridos graças ao NAF, não poderia fazê-lo”, completou o discente, que é formado no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia e está no 8° período do curso de Ciências Contábeis. “A premiação foi algo fantástico, conhecer a Receita Federal de Varginha, assim como estar na presença de pessoas tão importantes, foi uma honra para mim”, concluiu o discente. A solenidade da premiação seguiu protocolos próprios da Receita Federal. 

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UNIFAL-MG cumpre os requisitos da curricularização da extensão e atende remotamente pelo e-mail: naf@unifal-mg.edu.br. No retorno presencial, os atendimentos poderão ser buscados às terças e quintas, das 14h às 16h, na sala B209 do campus Varginha. 

Confira mais informações sobre o NAF e esclareça dúvidas sobre o projeto pelas redes sociais: Facebook e Instagram. 

Fotos: Arquivo Pessoal /Prof. Pedro Papandréa