“As Moedas e o Conhecimento Histórico” – Claudio Umpierre Carlan (org.)

O livro “As Moedas e o Conhecimento Histórico” é fruto da atuação pedagógica singular e reúne uma série de pesquisas de alunos, todas em torno do estudo de moedas romanas, visigodas, portuguesas do século XVI e brasileiras.

Lançada em 2021 pela editora Fonte Editorial, a obra é resultado das discussões propostas por Cláudio Umpierre Carlan, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, impulsionadas durante as aulas do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) da Universidade.

Cláudio Umpierre Carlan, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG e organizador da obra. (Foto: Arquivo Pessoal)

A ideia de organizar o livro surgiu a partir de análises dos períodos históricos por meio das representações monetárias realizadas, na disciplina “Numismática: Os Aspectos Históricos e as Configurações Simbólicas do Presente”, ministrada pelo próprio docente como forma de avaliação.

De acordo com o professor Carlan, o livro demonstra o trabalho com a moeda como documento histórico e a construção de uma estrutura social e política por meio da iconografia monetária.

Na autoria dos 11 capítulos, o livro se destaca por contar com a escrita dos discentes da PPGHI/UNIFAL-MG: João Paulo de Almeida, Julio César de Sá, Pedro Hermes de Oliveira, Priscilla Cornélio, Érica Albarral, Denise Carvalho, Arthur Simonaio, Camila Silva.

Cada autor ficou responsável pelo próprio texto, com o objetivo de relatar a pesquisa desenvolvida por ele e relacioná-la ao projeto de pesquisa no PPGHI. A apresentação da obra foi escrita pela professora Renata Garraffoni (UFPR) e a introdução, pelo professor Pedro Paulo Abreu Funari (UNICAMP).

No decorrer de 122 páginas, o leitor poderá ter acesso a relatos de pesquisas realizadas sobre o estudo da moeda (numismática) e à análise iconográfica dessas peças, tema ainda pouco explorado na historiografia brasileira. O público-alvo da obra são alunos, professores e pesquisadores da área de Ciências Humanas, Economia e Administração.

Aos interessados em adquirir “As Moedas e o Conhecimento Histórico”, contatar o professor Cláudio Umpierre Carlan pelo e-mail institucional: claudio.carlan@unifal-mg.edu.br. Em breve o livro será lançado no site da editora Fonte Editorial.

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG