Projeto da UNIFAL-MG é premiado pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais; ação da Universidade busca melhorar condição de saúde de pacientes com transtornos psiquiátricos

O projeto “Farmácia Legal – Tem Cuidado Farmacêutico na Saúde Mental”, da UNIFAL-MG, foi destaque no prêmio Atitude Farmacêutica, organizado pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG). Sob coordenação da professora Luciene Alves Marques, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), a iniciativa ficou entre os trabalhos vencedores, ocupando o segundo lugar. O objetivo do projeto é resolver problemas relacionados à polimedicação de pacientes do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), desenvolvido na cidade de Alfenas, no Núcleo de Atenção Farmacêutica (NAFAU). Nesta segunda edição, 13 projetos concorreram à premiação. 

Com a proposta de realizar consultas e atendimento farmacoterapêutico, o trabalho da UNIFAL-MG promove ações para os pacientes com transtornos psiquiátricos, seus familiares e cuidadores. As atividades compreendem o rastreamento em saúde, educação em saúde e acompanhamento. “Toda semana, fazemos visitas ao CAPS para a análise dos prontuários quanto aos medicamentos utilizados, a fim de tentar resolver possíveis problemas. Durante as consultas, nós avaliamos todos os medicamentos (aqueles de saúde mental e aqueles que são prescritos por outros médicos) usados pelo paciente quanto à necessidade, efetividade e segurança. Caso haja algum possível problema e a necessidade de alterar o tratamento, o médico é comunicado através do prontuário”, explicou a Profa. Luciene Marques. Ela ressaltou que a decisão final em relação à farmacoterapia é tomada pelo prescritor.

“Além disso, verificamos a glicemia capilar e pressão arterial daqueles que estão em acompanhamento e orientamos sobre a necessidade de utilização correta dos medicamentos. Tiramos dúvidas do paciente sobre o tratamento e o transtorno mental e realizamos sessões de auriculopuntura para aqueles que podem se beneficiar dessa prática”, completou. 

Segundo ela, há também o acompanhamento quanto a problemas como diabetes mellitus, hipertensão, dislipidemias, entre outros que podem estar relacionados com a farmacoterapia do transtorno mental. “Quanto à polimedicação, alguns pacientes apresentam efeitos indesejados e abandonam o tratamento. Muitos deles, ainda, têm outros problemas de saúde que não estão controlados”, relatou a Profa. Luciene Marques. 

Diante das análises, a equipe do projeto inicia um processo de cuidado como um todo, e não apenas da saúde mental. “Esse reconhecimento pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, então, se torna muito importante. Isso demonstra o quão necessária é a atuação do farmacêutico na saúde mental e mostra que a sociedade precisa de mais farmacêuticos com atitude de mudar o ambiente em que vivem”, concluiu a docente idealizadora do projeto. A premiação aconteceu no dia 20/01, no auditório da sede do CRF/MG, em comemoração ao Dia do Farmacêutico. 

Desde o começo de 2022, as consultas presenciais com os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial, que é unidade especializada para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente, foram retomadas. Qualquer pessoa em sofrimento mental pode ir ao local, mediante apresentação da carteira do SUS. A depender da gravidade do caso, o atendimento poderá ser feito imediatamente ou uma consulta será agendada.

Para ser atendido pelo projeto da UNIFAL-MG, é necessário o cadastramento no CAPS.

Conheça o NAFAU

O Núcleo de Atenção Farmacêutica é um componente extracurricular para o curso de Farmácia. A estratégia de Atenção Farmacêutica privilegia o paciente e pretende colocar o usuário ao centro do sistema de prestação de serviços. Esse programa visa conscientizar a população, promover a visão de que a Farmácia é um estabelecimento de saúde e, principalmente, orientar o paciente para que haja melhoria na sua qualidade de vida, de forma a encontrar e solucionar resultados negativos da terapêutica, bem como promover o uso correto e racional de medicamentos. Em 2022, o Núcleo de Atenção Farmacêutica completa 10 anos de existência.

No site do programa, há publicações com curiosidades de interesse coletivo, como: Você sabe o que é o Glaucoma e como ele é tratado?, Por que a Dipirona é proibida em alguns países, mas liberada no Brasil?, Uso abusivo de ansiolíticos e antidepressivos, Toxicidade do paracetamol e consumo de álcool. Para mais informações, acesse este link. 

Acompanhe as redes sociais do NAFAU: Facebook, Youtube e Instagram.