UNIFAL-MG recebe mais de 12 mil inscritos para o SiSU/2022; 59% dos candidatos selecionados escolheram a Instituição como primeira opção

O resultado da 1ª edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), referente ao primeiro semestre letivo de 2022, foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça-feira (22/2). A UNIFAL-MG recebeu 12.182 inscrições para as 1107 vagas ofertadas para os cursos de graduação existentes nos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.

Conforme dados do MEC, do total de inscrições recebidas, 59% delas foram com a UNIFAL-MG como primeira opção, sendo que os cursos mais concorridos nesta edição do SiSU foram Medicina, com 3.619 inscritos para 60 vagas, Odontologia com 1.749 inscritos para 50 vagas e Biomedicina, com 1.143 inscritos para 40 vagas. Do total de aprovados, a maioria tem como Estado de origem Minas Gerais (624 aprovados) e São Paulo (353 aprovados).

De acordo com o levantamento realizado pela Diretoria de Processos Seletivos (DIPS), a relação de 11 candidatos para cada vaga ofertada no certame representa a queda de 14% em relação ao SiSU do primeiro semestre de 2021. Tal baixa é atribuída à redução de 46% (de 2020 para 2021) na participação de estudantes no ENEM, exame utilizado para acesso aos cursos de graduação pelas Instituições Federais de Ensino, via SiSU. “No período de 2017 a 2022, a relação candidato x vaga, ou seja, a concorrência, caiu 30% na Instituição, no entanto, durante o mesmo período, a participação de estudantes no ENEM caiu 64%. Significa dizer que, em um cenário nacionalmente ruim, a UNIFAL-MG conseguiu amenizar significativamente os impactos negativos, mantendo e/ou aumentando, proporcionalmente, a procura por seus cursos, mesmo em um contexto fortemente desfavorável”, analisa o diretor de Processos Seletivos, Julio Cesar Barbosa.

Para o pró-reitor de Graduação, Prof. José Francisco Lopes Xarão, o SiSU é o processo seletivo mais democrático e acessível em comparação ao tradicionais vestibulares. “O aumento do interesse dos candidatos pela UNIFAL-MG reflete o reconhecimento da qualidade dos cursos ofertados pela Instituição”, afirmou.

A matrícula dos aprovados na UNIFAL-MG será realizada de 23/2 a 8/3. Não haverá atendimento presencial: os aprovados deverão enviar a documentação em formato pdf, conforme consta nas instruções de matrícula, disponíveis na página de ingresso. Para facilitar, o Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA) disponibilizou um vídeo com o passo a passo da matrícula na Universidade, confira:

A lista dos aprovados na chamada regular pode ser consultada no site do SiSU. O candidato que não foi selecionado em uma de suas opções deve se inscrever na Lista de Espera do Sisu até o dia 8 de março, além de manifestar interesse também em permanecer na Lista de Espera da UNIFAL-MG, na página Ingresso/SiSU, entre 11 e 15/03.