Cursinhos da UNIFAL-MG estão com inscrições abertas para as turmas preparatórias para o Enem

Os cursinhos Êxito, de Alfenas, e Aprendendo a Aprender, do campus Varginha, estão com inscrições abertas até os dias 20/03 e 31/03, respectivamente, para a seleção de estudantes que desejam ingressar em curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas são gratuitas e ofertadas por discentes de cursos de graduação da UNIFAL-MG. Saiba mais: 

Cursinho Êxito

Está em andamento o processo de inscrição, até o dia 20/03, para o cursinho Êxito, de Alfenas. Poderão participar jovens e adultos que concluíram ou estão em processo de conclusão do Ensino Médio em escolas públicas. De acordo com o formulário de inscrição, em virtude da pandemia, as atividades presenciais permanecem suspensas por tempo indeterminado, a fim de garantir a segurança de toda a comunidade. Em 2022, as atividades ocorrerão em formato remoto, mediadas pela internet. 

Informações atualizadas sobre o processo estão disponíveis no site oficial do cursinho Êxito e nas redes sociais: Facebook e Instagram. O e-mail para contato é: cursopreparatorioenemunifal@gmail.com

Cursinho Aprendendo a Aprender

Foram prorrogadas as inscrições para o Cursinho Aprendendo a Aprender, do campus Varginha, que oferta, neste ano, 120  vagas para alunos oriundos da rede pública de ensino, sendo 84 vagas para egressos e 36 para estudantes do 3º ano do ensino médio. De acordo com o formulário, alunos que estudaram o 1º e 2º ano no sistema público, mas cursaram o último ano no setor privado, não contemplam o pré-requisito do processo seletivo.

Em caso de maior número de candidatos do que de vagas, o desempate será a idade dos candidatos, com preferência para o participante de idade mais elevada. Se o maior número de candidatos permanecer, é formada uma lista de excedentes que poderá ser convocada ao longo de 2022. 

Neste ano, a exigência do Certificado de Vacinação Covid-19, no formato impresso/digitalizado, ou o comprovante da plataforma Conecte SUS, será outro pré-requisito do cursinho, no retorno ao formato presencial. 

A princípio, as aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 22h30, remotamente, via plataformas on-line, como Google Meet e Google Sala de Aula. Assim que as atividades presenciais forem restabelecidas, as aulas ocorrerão no espaço da Universidade, no campus Varginha, localizado na Avenida Celina Ferreira Ottoni. 

O cursinho tem duração de 8 meses, e os alunos selecionados poderão iniciar as aulas no dia 04/04/2022. O resultado estará disponível a partir do dia 1°/04/2022neste endereço eletrônico. Para mais informações, acesse o Facebook ou o Instagram do cursinho Aprendendo a Aprender. O e-mail para contato é: aprendendoaprenderunifal@gmail.com

O formulário de inscrição está disponível neste link até o dia 31/03. 

Cursinho Saberes

O período de inscrições do cursinho Saberes, do campus Poços de Caldas, se encerrou no dia 13/03. Os candidatos selecionados e excedentes, classificados para a lista de espera, receberam e-mail de confirmação da gestão em 16/03. O início das aulas ocorrerá dia 21/03/2022, em formato on-line, com possível retorno ao modelo presencial a partir de maio, no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza. 

As aulas síncronas acontecerão por meio da plataforma Google Meet, e o material de apoio será disponibilizado pelo Google Classroom. A principal plataforma de contato entre os alunos e os professores será via WhatsApp.

O Cursinho Pré-Vestibular/Enem Saberes é um projeto de extensão da UNIFAL-MG que conta, na área de gestão, com a colaboração do grupo PET Conexões de Saberes, junto à coordenação do projeto. Em caso de dúvidas, acesse a página no Facebook e o perfil do Instagram, ou mande um e-mail para cursinhodaunifal@gmail.com